domingo, 4 de junho de 2017

SER TIO

Ser tio é a parte boa de ser pai. É levar as crianças pra passear, ir ao cinema, à praia, ao clube, fazer um lanche, jogar videogame, jogar bola e brincar. Tudo é lazer, sem ter que se preocupar com as mensalidades do colégio, os limites que devem ser dados a cada um, o desempenho escolar, a saúde, a alimentação, os coleguinhas da turma. Isso tudo é função dos pais. É claro que um tio bacana pode e deve ajudar no desenvolvimento emocional da criança, trazendo mais alegria e também apoio e sabedoria, quando percebe que seus sobrinhos estão passando por uma crise ou um problema complicado. Às vezes, é difícil ser tio porque você não sabe até que ponto você pode interferir na educação que é dada, ou que deveria ser dada, pelos pais. Infelizmente, há muitos pais e mães ausentes, e as crianças crescem se sentindo frustradas, rejeitadas. Em pouco tempo, elas começam a fazer de tudo pra chamar a atenção. É o adolescente que não vai à aula, é a menininha que não quer comer, é o garotinho que não gosta de tomar banho, o menor que sempre faz birra e chora por qualquer motivo. Amor e paciência são as palavras-chave para enfrentar essa situação. E, como muitas vezes, os pais não têm isso pra oferecer, cabe aos tios, avós e parentes próximos, suprir essa carência emocional dos pequenos, que precisam de muita atenção e carinho, para crescerem felizes e se tornarem adultos bem resolvidos. Eu tive a sorte de ter bons tios e boas tias a minha vida inteira, e quero passar todo esse amor para os meus sobrinhos. Foram pessoas que sempre me deram atenção, com quem sempre pude contar durante a minha infância, adolescência, juventude e fase adulta. Cada tio ou tia, ao seu modo, me ajudou de alguma maneira: colocando mais alegria na minha vida, me dando sábios conselhos, me despertando para a fé e a generosidade, me ajudando a encontrar o meu caminho. Amo muito meus sobrinhos e já sou tio-avô. Quero que todos aproveitem cada fase da vida com alegria, se sentindo bem no ambiente de casa e na escola. Acho que seria um bom pai, mas a vida ainda não me brindou com este presente. Quem sabe o futuro me trará um menininho ou uma menininha? Seria muito bem-vindo(a). Fico pensando, que crianças que têm um lar, comida, escola, pais, muitas vezes crescem cheias de traumas e problemas, imagina os menores de rua? Que tipo de adulto eles se tornarão? É muito triste ver uma criança sofrer. Por isso, o papel do tio é cada vez mais importante, até mesmo, quando os pequenos se tornam adultos porque dar e receber amor faz bem em qualquer idade. É por todos esses motivos, que vocês podem sempre contar comigo. Raquel, Thiago, Camila, Mariana, Juliana, Diogo, Maria Júlia, João Pedro, Maria Clara, Anna e Oliver. Quero dar o melhor de mim para que vocês sejam muito felizes e aproveitem o melhor da vida em qualquer idade. E, quando se tornarem tios e tias, tenham muito carinho e atenção pra oferecer. O tempo passa, mas o amor sempre é a melhor resposta.

0 comentários: