sábado, 30 de março de 2019

CONHEÇA-TE A TI MESMO

E, de repente, aquela pessoa que te olha no espelho, parece um estranho. Será que eu mudei tanto assim e não me dei conta? Foi a pergunta que fiz pra mim mesmo, quando passei por esse instante. É, o tempo passa e a gente muda. Não só fisicamente, mas psicologicamente e espiritualmente também. As nossas roupas são outras, o nosso corte de cabelo é diferente, estamos mais gordos ou mais magros e, na correria do dia a dia, nem percebemos que já não somos mais os mesmos. Hoje, estamos mais próximos de outras pessoas, os amigos mais chegados podem ser diferentes, claro que aqueles que já são irmãos, permanecerão para sempre, como os nossos familiares. E, quem eu sou hoje? Certamente não o mesmo de alguns meses atrás. O tempo vai passando, a gente vai amadurecendo e aprendendo a dar valor ao que realmente importa: ser feliz. E, para que a felicidade aconteça plenamente, é importantíssimo se conhecer bem, saber o que de fato queremos da vida, quais são nossos projetos mais acalentados, com quem podemos contar em nossa caminhada – aquelas pessoas que vêm para somar. E devemos saber também de quem devemos nos afastar – aqueles que só contribuem negativamente, tentando sabotar a nossa paz e a nossa alegria. A opinião dos outros já não tem tanta importância. Descobrimos a importância de sermos livres, sem amarras, e fazermos o que bem quisermos de nossas vidas, sem nos prendermos ao que os familiares, amigos, vizinhos, conhecidos e desconhecidos vão pensar. Já não temos mais tempo, nem paciência, para perder em viver agradando os outros, deixando de lado as nossas vontades mais íntimas e verdadeiras. Sei que sou um cara legal, bacana, do bem, que quero e realmente me importo com a felicidade dos outros, dou a minha contribuição sincera para um mundo melhor, procuro a cada dia me elevar espiritualmente através de orações e atitudes de amor, e isso me basta para seguir o meu caminho com paz e alegria. Não devo nada a ninguém. Quem tiver um coração puro e quiser me acompanhar nessa jornada, será sempre bem-vindo. Juntos podemos fazer muito. Um mais um é sempre mais que dois, como diz a bela canção de Beto Guedes, o Sal da Terra. Podemos nos unir em nome do amor, da paz, da fé, do otimismo, da alegria, da gratidão. Podemos ser gentis com quem está ao nosso lado. Podemos ser generosos com aquele pobre coitado, que não tem o que comer, o que vestir, onde morar. Ele também é filho de Deus, mas não teve a sorte de receber educação, amor, um lar, tudo isso que eu e você sempre tivemos e nunca demos a devida importância. Olhe à sua volta. Quando os seus problemas lhe parecerem imensos demais, insuportáveis, dê um pulinho nas ruas imundas do centro da cidade. Suba os morros. Passe por favelas. Há gente que daria tudo para ter uma vida como a sua e ter os seus problemas. São pessoas que não sabem se amanhã irão almoçar ou não. É gente que não sabe ler ou escrever. Que nunca foi ao cinema, ao teatro, a uma exposição ou a um show. Que nunca viajou. Que nunca foi a um médico ou dentista. Que não tem nem carteira de identidade e não sabe o seu nome completo. Quando me olho no espelho, hoje me sinto muito mais grato por tudo o que sou e tenho. E percebo o quanto é inútil se preocupar tanto com problemas cotidianos, que, de uma forma ou de outra, acabam se resolvendo. Desemprego, decepções com pessoas queridas, problemas de saúde, vícios, acidentes, depressão, conflitos, tudo que tenta tirar a nossa paz não é nada, diante de um coração cheio de generosidade e fé. E, ajudando ao próximo, eu estarei ajudando a mim mesmo, porque a verdadeira felicidade estar em dar e receber. Me conhecendo melhor, eu tenho mais condições de encontrar a paz, o equilíbrio e o otimismo na minha vida. E posso levar tudo isso para a vida de quem está sofrendo mais do que eu. Acho que é isso que Deus espera de mim e de você. Aquele cara que se olha hoje no espelho, trilha um novo caminho, onde fundamental é o mesmo o amor, no sentindo maior da palavra, querendo o bem de todos e promovendo a paz. Se você também se vê assim no espelho, já estamos caminhando juntos. Um grande abraço! Sejamos felizes, fazendo a felicidade de quem está ao nosso lado.

0 comentários: