sábado, 25 de setembro de 2021

CONHEÇO DE VISTA, FALO DE CORAÇÃO

 

Sabe aquelas pessoas que você só conhece de vista, mas te faz um bem enorme? É pra elas este texto. Para os vizinhos, porteiros, atendentes de farmácia, caixas de supermercado, entregadores, garçons, todo tipo de gente que a gente sabe pouco, mas é alguém importante no nosso dia a dia.

     São pessoas que sempre me dão um bom dia caloroso e muitas vezes eu não sei nem como se chamam. As conversas, quase sempre ligeiras, normalmente falam de amenidades como o tempo, o trânsito, as férias ou algum feriado. Ninguém conversa um papo-cabeça com um conhecido, mas só essas banalidades, ditas com bom humor e carinho, já somam bastante para melhorar o meu dia, trazendo sempre muitas vibrações positivas.

     Não é um relacionamento íntimo, mas nem por isso deixa de acrescentar algo de bom. Qualquer sorriso é bem-vindo e esses conhecidos me mostram a cada dia como ser gentil faz toda a diferença, como a nossa sintonia é querida e agradável, transformando esses pequenos instantes rotineiros em minutos bem bacanas e de grande satisfação. Ser simpático com todos é uma forma de tornar a vida mais leve e ter momentos gostosos a qualquer hora, não importa se estamos dentro do elevador, na fila do banco, cortando o cabelo, comprando algum medicamento ou esperando um ônibus.

     Muitas vezes me peguei imaginando como seria a vida desses conhecidos. Onde moram? O que fazem nos momentos de folga? Que sonhos eles têm? Que dificuldades eles estão passando? É engraçado quando a gente se acostuma a ver uma pessoa todo dia, mas sabe tão pouco sobre ela.

     Outro dia encontrei com o rapaz do açougue do supermercado, andando de bicicleta, no calçadão da praia e não o reconheci. Também pudera. Sempre que o vejo está com aquele uniforme branco, com um facão na mão e cercado de carnes, levei um tempo até perceber que era ele mesmo que estava ali na minha frente, de bermuda, sem camisa e tomando uma água de coco naquela tarde de domingo. A imagem dele estava tão associada ao açougue que me surpreendi ao vê-lo na praia. Claro que rimos bastante desse inesperado encontro.

     Graças a esses conhecidos bem-humorados, alegres, simpáticos e gentis, a minha rotina, às vezes estressante, se torna mais leve e gostosa. Algumas dessas pessoas se tornaram mais íntimas e posso até chamar de amigo. E, mesmo aqueles de quem nem sei o nome, fica a certeza de um relacionamento bacana, onde cada um contribui para trazer alegria e gentileza para a vida do outro. Conheço de vista, mas falo de coração o quanto essas pessoas me fazem bem. Fica aqui o meu muito obrigado. A minha rotina fica bem melhor assim, perto de tanta gente legal.

0 comentários: