domingo, 28 de maio de 2017

A SOLIDÃO

A solidão nunca está sozinha. Ela acompanha sem cerimônia o homem, a mulher, as crianças, os jovens, os idosos. Pode ser o telefone que não toca, o whatsApp que não chega, o amor que não veio, o amigo que sumiu. Nessas horas, parece que o mundo inteiro está desabitado e você está sozinho com seus medos, planos, recordações e pensamentos. O mais incrível é que é possível se sentir só, mesmo estando rodeado de gente. Quantas vezes, a gente percebe que o outro não está nem aí para o quê você está falando? Quantas vezes, a conversa do outro não te interessa? Você está só, mesmo que acompanhado. É possível se sentir só numa festa, num estádio lotado, numa igreja, numa sala de aula, num almoço com a família. Porque estar inteiro com alguém é dar e receber atenção. Mas, a solidão nem sempre é ruim. Sério, ela pode ser gratificante. Existem muitas maneiras gostosas de passar o tempo sozinho. Ouvir música, passear pela rua como um observador de pessoas, curtir a natureza, entrar nas redes sociais, experimentar um novo restaurante, pintar, molhar as plantas, ir ao shopping, dançar, ficar nu em casa, tomar banho calmamente, ver um bom filme, ler, cantar, comer e beber as suas delícias preferidas, observar o pôr do sol, escrever, conversar com Deus. É só usar a imaginação e fazer o quê se tem vontade, sem ter que dar satisfação a ninguém, não importa se são 5 da tarde ou 3 da madrugada. Este é o lado bom de se sentir só. Liberdade! Portanto, esqueça a tristeza e aprenda, como muitos, a tirar proveito dos momentos em que não há ninguém por perto. Isso acontece na vida de milhões de pessoas, todos os dias, no mundo inteiro. É claro que você não precisa, e nem deve, se isolar da família e dos amigos. Mas é bom ter um certo jogo de cintura para não ficar angustiado com a sua solidão. Afinal, volta e meia ela vai aparecer e passar. Faz parte da vida. É só.

4 comentários:

Unknown disse...

Amar a si mesmo é o primeiro passo para sentir-se bem sozinho. Estar sozinho não quer dizer sentir solidão! Ter um amor, uma família e amigos queridos é maravilhoso, mas nossa felicidade não pode depender deles. É injusto dar-lhes tamanha responsabilidade! Descobrir e viver isso é libertador! Seu texto está perfeito!!!

Luiz Cláudio Siqueira disse...

Você entendeu como ninguém a mensagem desta crônica. Desejo que você seja sempre feliz, esteja sozinha ou acompanhada porque Deus estará contigo em todos os momentos. Bjs!

Leila Siqueira disse...

Estar só é esssencial para nos aproximarmos de Deus, pois no silêncio orante,escutamos a voz do Senhor em nosso interior. Os barulhos externos, muitas vezes,nos distanciam de Deus e dos outros...Com certeza,estar sòzinho é saudável para nossa harmonia e equilíbrio interior! Agora,sentir-se solitário já nos faz mal, pois nos isolamos de tudo e de todos,e até podemos ficar doentes devido a falta da convivência enriquecedora com outras pessoas, para vivenciarmos o que Jesus nos ensina: "Amai-vos!"

Luiz Cláudio Siqueira disse...

É verdade. Quando estamos sós, sentimos mais facilmente a presença de Deus, que vive em nosso coração. Rezando em silêncio, alcançamos momentos de paz e sabedoria. A fé se torna mais forte no silêncio.