quarta-feira, 10 de maio de 2017

MINHA MÃE CONCEIÇÃO

Este talvez tenha sido o texto mais difícil que já fiz na vida. Como encontrar palavras para descrever o amor de uma mãe? O dicionário é pequeno demais para tal tarefa. Por mais que eu tente exprimir minha gratidão por este sentimento tão sublime que nos une, tudo que sinto é inexplicável, imensurável, indescritível. Haja amor! Que coração imenso tem a minha amada mãe Conceição. De longe, é a pessoa mais elevada espiritualmente que eu conheço. Ela me deu o maior presente que alguém pode receber: me apresentou a Jesus. Através da fé da minha mãe, eu descobri a fé em mim mesmo. E pude caminhar com paz e alegrias cada vez maiores, porque sempre senti a presença de Deus em nossa família. Minha mãe adora rezar. Pelos filhos, pelos parentes, pelos amigos, por qualquer um que ela perceba que está sofrendo. Ela é católica e sempre ajuda nas obras da Igreja. Sexta-feira é dia dela tomar conta do Santíssimo e ela diz, carinhosamente, que é Ele que toma conta de nós. O Santíssimo é o espaço da Igreja reservado a orações, praticamente uma pequena capela. Como toda pessoa cheia de fé, a minha mãe também é muito alegre e ativa. Tem 85 anos e parece ter 65. Adora conversar, pessoalmente ou por telefone, é animada para fazer passeios, ir a peças de teatro, shows, exposições e cinema. Faz aulas de hidroginástica e não perde uma sequer, a não ser que esteja muito gripada. Toma banho rápido, mas não se importa de ficar um tempinho se maquiando, já que é vaidosa e gosta de estar bem arrumada, com batom, colares e brincos. Aliás, arrumada também sempre está a casa, onde ela costuma mudar os objetos e os móveis de lugar, para criar uma nova decoração. Gosta de dormir ouvindo música instrumental e é fã de tudo que traga paz e tranquilidade. Adora doces. O apelido dela é formigona, eheheh... E ela sabe fazer receitas deliciosas, que acabam rapidamente, toda vez que a família se reúne. Dona Conceição está sempre pensando nos outros. Se tem algum doente na família, é a primeira a visitar, se alguém está com dificuldades financeiras, é a primeira a ajudar. Vive costurando e costuma fazer lindos enxovaizinhos para bebês de mães pobres. Fiquei sabendo que algumas dessas mulheres que pedem para minha mãe fazer os enxovaizinhos inventam que terão gêmeos ou trigêmeos e vendem o presente que foi feito com tanto carinho. Contei isso pra minha mãe e ela disse que continuará fazendo os tais enxovais para bebê porque Deus está no comando e Ele tudo vê. É uma pessoa incrivelmente calma, está sempre sorrindo e de bem com a vida, por mais que os problemas apareçam. Ela confia no Senhor. Por ser tão alegre e generosa, tem muitos amigos e amigas, dos mais variados temperamentos, idades e níveis sociais. Ultimamente, aprendeu a mexer no whatsApp e no facebook, e está curtindo muito enviar e receber fotos e mensagens. Ela já é bisavó: tem cinco bisnetos, seis netos e quatro filhos. Havia o meu irmão mais velho, Zé, que já faleceu. Dona Conceição é viúva e foi casada por 59 anos com o grande amor da vida dela, Nilo. É claro que ela sofreu muito com as mortes do meu irmão e do meu pai, mas entendeu sabiamente que a vida sempre continua e nós estamos aqui para praticarmos o bem e sei que ela é muito agradecida a Deus pela família que formou. Aliás, tem outra característica dela, que é muito importante: nunca deixou de me incentivar profissionalmente e é a primeira pessoa a ler os meus textos. Claro que costuma elogiar, mas eu sei, que apesar de toda mãe fazer isso rsrsrs.., os elogios dela são super sinceros. Graças a Deus. O quê mais posso falar sobre essa pessoa tão especial? É óbvio que ela também tem defeitos, talvez, o maior deles, seja não falar quando uma situação a está incomodando muito. Ela detesta discussões e prefere ficar calada do que comprar uma briga. Engraçado, é que muitas vezes, eu também penso assim: prefiro ter paz do que ter razão. São pensamentos de luz, fé e sabedoria, que vão passando de mãe pra filho. Obrigado Senhor, por ter uma mãe tão maravilhosa aqui na Terra e ser protegido por nossa Mãe Maria aí no céu. Que a Dona Conceição tenha muitas alegrias, saúde e paz, pra continuar distribuindo amor e fazendo feliz quem tem o privilégio de conviver com ela. Mãe, eu te amoooo. O meu coração bate por você. Feliz Dia das Mães!

3 comentários:

Luiz Cláudio disse...

Mãe, obrigado pelo seu comentário no facebook. Valeu mesmo! Bjs!!!

Leila Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leila Siqueira disse...

A placa que você está segurando, Luiz Cláudio, é a identidade de nossa mãe:AMOR! Conceição é uma poesia divina que rima com tudo de bom:compaixão,oração,adoração,
ação,bênção,e muito mais!Só não rima com "não",pois ela vive imitando nossa Mãe Maria:diz"sim"
a Deus e aos que buscam consolo espiritual ou material.E assim,
ela vai vivendo: irradiando paz e alegria,a cada dia,com seu sorriso cativante e com seu ♡ e braços abertos, acolhendo à todos, semelhante a Cristo, nosso Redentor! Somos abençoados por sermos filhos de DUAS MÃES MAGNÍFICAS E ETERNAS!