É antiga a minha paixão pela Fafá. Vem dos tempos da adolescência, desde que ouvi os tambores da irresistível Filho da Bahia, com toda aquela malícia e alegria, cantando o refrão: Ai moreno... Ai moreno... Saia dessa roda, venha descansar, venha pro meu colo, venha namorar... Foi amor à primeira audição! A Fafá se entrega quando canta. É emoção à flor da pele. Ela sabe ser sensual, sem ser vulgar. Sabe ser brega, sem ser cafona. Sabe ser alegre, sem ser artificial. Sabe ser religiosa, sem ser sensacionalista. Sabe ser romântica, sem ser piegas. Tudo nela é autêntico, verdadeiro. Vem mesmo do coração. Maria de Fátima Palha de Figueiredo é uma artista singular. Tem feitos inéditos: é a única cantora no mundo que já se apresentou para três diferentes Papas. É a única cantora brasileira a participar de mais de cem comícios pelo movimento das Diretas-Já. É a cantora brasileira mais amada em Portugal e teve a conquista de trazer de volta o fado para as rádios lusitanas. É a primeira cantora da região Norte a fazer sucesso em âmbito nacional, valorizando os ritmos do Pará. Ama tanto a sua terra que até a incorporou ao seu nome artístico. Mas, a luz da Fafá é tão grande, que hoje ela é de Belém e do Brasil. A sua risada deliciosa é conhecida no país inteiro. E seus seios fartos são motivos de piadas e gracinhas com as quais se diverte. Assim como a gargalhada, a voz de Fafá é inconfundível. Potente, afinada, melodiosa. Ela passeia com intimidade sobre os mais variados ritmos e sempre se sai muito bem. Canções românticas, mpb, regionais, fado, músicas religiosas, hinos, jazz e até rock. Versatilidade é o que não falta a esta cantora paraense. Fafá é sinônimo de alegria e fé. Acho que daí que vem a sua força. Ela canta com uma satisfação tão imensa, que faz mesmo do palco uma extensão da sua casa, de tão à vontade que fica. Nos shows, além de rir muito, gosta de conversar com o público e sempre se mostrou uma pessoa simples, acessível, sem afetações. É uma mãe e uma avó dedicada e amorosa, que apesar da rotina de shows e gravações, sempre consegue dar atenção à família. Católica, faz inúmeras apresentações de caráter religioso, sempre com a intenção de agradecer a Deus e despertar a fé no coração das pessoas. Como cidadã, participa de muitos movimentos em favor da paz, da solidariedade, da honestidade na política e apoia várias causas sociais. Mas é como cantora que ela brilha de verdade. Suas interpretações são marcantes e a presença de palco hipnotiza a plateia. Quando solta a sua voz aveludada, feminina e sensual, faz de cada canção um momento mágico, onde a arte de cantar se encontra no seu ponto mais sublime: o de emocionar. E é assim, comovida e comovente, que Fafá se coloca por inteiro em cada apresentação sua. É mesmo uma artista única na mpb. Sem dúvida, uma das maiores cantoras do país. Se você crê em Deus, erga as mãos para os céus e agradeça: Fafá é de Belém e do Brasil. Sorte nossa!
quinta-feira, 29 de junho de 2017
sábado, 24 de junho de 2017
FAZER ANIVERSÁRIO É...
1• Receber um presente que você não gostou e dizer que é a sua cara.
2• Ouvir na véspera da festa a confirmação de convidados dizendo que iriam, mas que acabaram não aparecendo.
3• Esconder a sua idade, principalmente, depois dos 40 anos.
4• Ficar cansado e, ao mesmo tempo feliz, por agradecer tantas ligações e mensagens.
5• Comprar uma roupa nova.
6• Receber na sua festa pessoas que você não esperava.
7• Beber um pouco além da conta.
8• Comer um pouco além da conta.
9• Tirar muitas fotos divertidas, das quais certamente algumas você vai se arrepender de ter tirado.
10• Encontrar disposição para arrumar a bagunça depois da festa.
11• Lavar louça.
12• Arrumar o quarto porque certamente alguns convidados vão querer conhecer.
13• Receber muitos cartões com dizeres fofos.
14• Ficar sem graça quando, na hora do parabéns, começarem a cantar: Com quem será? Com quem será... que você vai casar?
15• Ter dificuldade para partir o bolo.
16• Ficar em dúvida para quem dar a primeira fatia do bolo.
17• Soprar as velinhas e fazer um pedido, por mais impossível que ele possa ser.
18• Rir muito, cantar muito, dançar muito.
19• Se preocupar com cada detalhe da festa. Antes, durante e depois da festa.
20• Dar um pouquinho de atenção a cada convidado, principalmente aos desenturmados.
21• Ter que excluir pessoas da lista de convidados que você gostaria de chamar.
22• Dar e receber muitos abraços.
23• Ouvir reclamação dos vizinhos por causa do barulho.
24• Fazer um balanço da sua vida e ver que você tem muito a agradecer.
25• Ter um dia especial, só pra você.
quarta-feira, 21 de junho de 2017
DESAPEGA!
Não é fácil se desapegar de alguém que a gente tanto ama. Dói. Dói demais. Ver que você se entregou por inteiro num relacionamento que não era compensador. Um amor unilateral nunca dá certo, porque para que a felicidade apareça é preciso haver troca. E, muitas vezes, nos acostumamos com migalhas de atenção, corremos atrás da pessoa errada, por conta de uma paixão equivocada, que nos sabota o coração. Mas, o quê não é capaz de fazer uma pessoa apaixonada? Esquecemos a razão, os conselhos sensatos, o equilíbrio interior. A paixão atropela qualquer outro sentimento e somos movidos por um louco desejo de se entregar a aquela pessoa. Estamos apaixonados e perdidos. Nada mais nos interessa. Daríamos todo nosso tesouro por um olhar, um sorriso, um delicioso momento a dois. O coração bate forte quando o telefone toca. A respiração fica ofegante quando recebemos uma mensagem. A pele fica arrepiada quando acontece um encontro. E a mente, já totalmente entregue a sonhos, não é capaz de perceber que esta ilusão, na verdade, está prejudicando a nossa vida. Seria destino ou desatino? A emoção corre solta e tudo que diz respeito ao seu amor te interessa: fotos, família, amigos, telefone, email, facebook, whatsaap, trabalho, idade, nível social, data de aniversário, signo, preferências, hobbies, e, principalmente, se está num relacionamento sério com alguém ou não. O foco da sua vida virou essa pessoa. E você fica pensando, quando será o primeiro ou o próximo beijo? Quando iremos para a cama? Quando será o casamento? A sua cabeça cheia de planos investe em roupas novas, cria situações para um encontro ¨casual¨, decora histórias interessantes para contar, compra perfume e roupa íntima, faz um novo corte de cabelo, procura se aprofundar num assunto que interessa a essa pessoa, faz de tudo para mostrar o quanto tem em comum com ela, pesquisa lugares novos e interessantes para sair, programa uma viagem, passa a frequentar academia, se enche de produtos de beleza, tudo isso e muito mais, para satisfazer o desejo de um coração carente. E, muitas vezes solitário, mesmo quando acompanhado. Fazemos de tudo para chamar a atenção do nosso amor: chegamos a rir quando não achamos graça, elogiar quando não achamos bonito, valorizar quando não achamos grande coisa. Paixão emburrece, é o que muitos dizem. Mas quem nunca sofreu por amor, nunca aproveitou a vida por inteiro. Deixar o coração pulsar por alguém é um sentimento praticamente incontrolável, mas é preciso antes, se apaixonar por si mesmo. Não se submeter à humilhação de viver em função de alguém que não te valoriza - apesar, ou quem sabe, por causa, dos seus esforços e investidas. Desapega! Quando uma pessoa errada sai de nossa vida, coisas bacanas e gratificantes costumam acontecer.
domingo, 18 de junho de 2017
MELHOR QUE SEXO!
Ela nunca poderia imaginar que aquela aventura iria deixá-la tão excitada. Estava nas alturas, ao lado do homem que amava. Um cara bacana, com um corpo irresistível jogado sobre o dela. Nunca havia se sentido assim. Nem na primeira vez, havia sido tão bom. Só de pensar que ela antes estava com medo de aceitar o convite – que boba teria sido, pensa agora. E naquele sobe e desce sem fim, a moça parecia ver estrelas. Realmente, aquele era um momento mágico, que poderia durar uma eternidade, mas ela sabia que seriam apenas alguns minutos, não importa. E entre gritinhos e gemidos, o tempo ia passando numa velocidade assustadora. Neste curtíssimo intervalo de tempo, passava de tudo pela sua cabeça: os olhos e o sorriso do seu amor, a carinha do filho, o carinho da mãe, o abraço do pai, o bolo de chocolate pelo qual sempre foi doida, as risadas com as amigas, o ambiente de trabalho, sua festa de aniversário, as férias na praia. Tudo de bom na sua vida apareceu ali naqueles minutos de prazer. Que sensação mais gostosa! Não há nada que se compare a isso. Agora ela realmente entende porque homens e mulheres ficam obcecados por terem tanta satisfação e se sentirem plenos, realizados, exaustos, quase sem forças, mas incrivelmente felizes. Teve um momento em que a moça quase pediu para que parasse com aquilo tudo, mas logo depois queria mais e mais. É uma loucura o quê estava sentindo. Já não se reconhecia mais. Sabia que depois dessa experiência, não seria mais a mesma: algo havia mudado dentro dela, pois finalmente havia perdido medo de viver, de se sentir livre, leve e solta, como se dançasse no ar. Os braços do seu amado, ao mesmo tempo em que a excitava, lhe davam segurança. E ele também gritava, pois estava tão feliz como ela. Palavras sussurradas, bobagens que ficavam só entre eles, deixavam o clima ainda mais divertido. Coisas do tipo: não sei como vou fazer pra andar amanhã... o meu corpo está todo doído... as meninas não vão acreditar no que está acontecendo comigo nesta noite... De repente, teve vontade de gritar bem alto: Edu, eu te amooooo!!! E começaram a rir sem parar, já que ambos estavam totalmente entregues ao ritmo daquela aventura: os corações batiam acelerados, as respirações estavam ofegantes, nas mãos um pouco de suor e calafrios gostosos tomavam conta do corpo. A moça nunca tinha tido uma noite assim. Simplesmente inesquecível. Até que o funcionário do parque de diversões disse: pode descer. E ela saiu da montanha-russa, transfigurada ao lado do seu amor, louca para dar mais uma voltinha.
quarta-feira, 14 de junho de 2017
AMOR DE BÊBADO OU BÊBADO DE AMOR?
Que uma bebidinha ajuda a criar um clima romântico, disso ninguém duvida. O problema é que muitos passam da dose e o resultado passa a ser desastroso. Com certeza, você já deve ter ouvido alguma história parecida de um amigo seu. O cara sai com a moça, disposto a impressionar. Manda lavar o carro no dia, compra uma camisa nova, estreia uma cueca, faz a barba, coloca o melhor perfume. Nada pode dar errado nesse encontro, porque faz tempo que ele espera por esse grande dia. Ou melhor, essa grande noite. Só que, quando estão no restaurante, ele resolve pedir mais uma bebida, sabe como é, pra descontrair. Tudo vai às mil maravilhas, conversa animada, carinhos e beijos ligeiros aumentando o tesão, e ele só pensa em como vai ser bom os dois na cama. E desce mais uma bebida. E mais uma. E depois outra. Mais duas porque o papo tá bom demais. Ela bebe menos, mas o efeito é mais rápido: já ri de qualquer besteira que ele fala. Pedem o jantar. E, pra acompanhar, mais uma bebidinha. Agora, ele já se começa a se sentir meio tonto e ela pergunta por que ele está falando tão alto. Ele cai em si e começa a baixar o tom de voz, porque percebe que os outros casais estão olhando para os dois. Um embrulho no estômago o leva a pedir licença e ir no banheiro. Lá, ele vomita na privada. Limpa a blusa, com a água da pia, e lava bem a boca. Chegando na mesa, ela diz que ele demorou e tenta dar um beijão nele, mas ele recusa, porque sabe que deve estar com um bafo intragável. O quê fazer? Pedir uma sobremesa! Comem o brownie com sorvete, e ele faz questão de se lambuzar todo com a calda de chocolate para poder dar aquele beijo na divertida moça. Um café e a conta, por favor. Dá um abraço inesperado no garçom e sai alegre e meio cambaleando para o carro. Ele sabe que não está em condições de dirigir, mas vai assim mesmo, torcendo para que não apareça nenhuma blitz pelo caminho. Corre demais ao dirigir, faz freiadas bruscas e a moça começa a ficar assustada. Na hora de parar o carro na garagem, foi uma dificuldade, mas enfim, conseguiu. Chegaram no apartamento dele. Ele vai direto ao banheiro, usa a privada e escova os dentes. Sabe que precisa tomar um sal de fruta, mas não se lembra aonde deixou. A cabeça dói como nunca. Parece que deram marteladas no crânio dele. A tonteira continua e ela percebe que o cara não está legal. Ele vai pro banheiro mais uma vez e sabe que vai vomitar de novo, mas abre o chuveiro para disfarçar e a moça não ouvir o barulho. Escova os dentes novamente. Toma uma aspirina para acabar com a dor de cabeça. A moça diz que se ele não sair desse banheiro logo, ela vai embora. Ele sai e vão enrolados um no outro para o quarto. O clima é bom, ela é linda e bacana, estaria tudo perfeito se ele estivesse se sentindo bem. Ele finge que está alegre e feliz, mas queria mesmo apagar e se livrar de vez dessa terrível dor de cabeça. Começam a se beijar mais ardentemente, as mãos passam a rolar pelo corpo dela. Ele senta na beira da cama e está tão embriagado que nem consegue tirar os sapatos e as meias. Deita no travesseiro e ainda tenta pegar a pílula da ereção, que fica na gaveta, pois seria a salvação desta noite que tinha tudo pra ser maravilhosa e está sendo um vexame. A pílula não está ali, ele vira para o lado e dorme pesado. No dia seguinte, acorda com um bilhete no espelho: Noite Broxante!!! Me Esqueça!!! Ele fica triste, decepcionado, deprimido. E resolve ir pro bar, beber um pouco, pra esquecer a noite que teve.
domingo, 11 de junho de 2017
FEIOS E FELIZES
Acho bonito ver um feio feliz. Acho feio ver alguém que só vive pra beleza. Certas pessoas são tão especiais que conseguem colocar em segundo plano a sua feiúra. São pessoas bonitas por dentro e que nos conquistam inteiramente por serem simpáticas, bem humoradas, generosas, inteligentes, bacanas. De nada adianta ter alguém lindo do seu lado se essa pessoa está sempre com a cara amarrada. Acho que num primeiro instante, para um relacionamento amoroso, a beleza conta muito. Mas, aos poucos, a gente se acostuma com a aparência de todos, seja esse alguém belo ou feio. E, mesmo os que têm poucos atrativos físicos, podem se tornar pessoas muito interessantes, seja pela elegância, pelo bom papo, pelo sucesso profissional, pela alegria, pelo otimismo, pela educação, pela gentileza, pela cultura, pela fé, por amor e por estarem sempre de bem com a vida. E aí você começa achar aqueles quilinhos a mais atraentes, aquele cabelo desregrado estiloso, aquele rosto desproporcional interessante, aquela calvície charmosa, aqueles cabelos brancos irresistíveis, aquela miopia linda. É que você começou a enxergar a essência da pessoa e não sua aparência. Ela pode continuar feia, mas será sempre bela para os seus olhos. Shrek e Fiona estão aí para não me deixarem mentir. Existe uma grande vantagem em ser feio: se alguém se apaixonar por você, será amor verdadeiro. Não será alguém interessado apenas em sexo, mas uma pessoa que valoriza a beleza interior e, por isso mesmo, te conhece bem e vai querer muito te fazer feliz porque se apaixonou pela sua alma, não dando tanto valor ao corpo aparentemente pouco atraente. Feios e felizes. Sim, é possível viver radiante de alegria sendo obeso ou esquelético, muito alto ou muito baixo, com celulite ou estrias, com um rosto estranho ou um corpo desproporcional, com uma voz muito grossa ou muito fina, com manchas na pele ou deficiência física. Não é só porque você está fora dos padrões que você está condenado a ser rejeitado. Acho que todo mundo deve se cuidar, mas sem cair na paranoia da beleza perfeita. Muitas pessoas se submetem a dietas sem orientação médica, fazem uma plástica após a outra, uma lipo após a outra, exageram na bebida, exageram no cigarro, comem compulsivamente. Agindo assim, o corpo vai sofrer as consequências: ficará menos saudável e menos atraente. O importante é manter o equilíbrio, cuidar bem da saúde e fazer com que todos percebam a sua singularidade, aquilo que faz de você alguém único no mundo: a sua beleza interior. Porque alguém feio de corpo, mas bonito de alma, pode ser feliz. Mas alguém bonito de corpo, mas com uma alma feia será sempre um angustiado. É a luz que vem de dentro que faz a felicidade acontecer. Não importa qual a aparência que se tem. Feio sim, infeliz nunca!
quarta-feira, 7 de junho de 2017
FIDELIDADE, ONDE ANDAS?
Posso parecer careta, antiquado, fora de época, mas sou fiel. Nessa época em que a traição virou coisa banal, eu fico do lado daqueles que acreditam que três é demais num relacionamento. Para mim, a verdadeira felicidade só existe a dois. Quando ambos estão inteiros numa relação, sendo verdadeiros consigo mesmo e com seu amor. Se não está dando certo, termina, mas não faça com o outro o quê não gostaria que fizessem com você. Trair é um golpe muito baixo. De gente egoísta, mesquinha, que se deixa levar pelo tesão e não respeita quem diz amar. E como tem gente assim nesse mundo. Eu costumo levar muitas cantadas de mulheres e homens casados ou com um relacionamento sério. A maioria quer sexo sem compromisso e é, claro, que a minha resposta é não. Porque se a pessoa está traindo o seu amor agora, é lógico que na primeira oportunidade vai trair você também. Tô fora. Cada um faz da sua vida o quê bem entender, mas certamente essas pessoas estão longe de ser felizes. O amor só dá certo quando há um encontro de almas. Duas pessoas que têm cumplicidade e assumem o compromisso de se respeitarem, fazerem apenas o bem um ao outro, espalhando somente paz e alegria na vida do seu amor enquanto estiverem juntas. Prefiro mil vezes a solidão do que viver uma relação falsa e cheia de hipocrisia. É simples: ninguém gosta de ser enganado. E eu duvido que quem trai não fica com peso na consciência. E, por acaso, você conhece alguém que seja feliz tendo peso na consciência? Trair é enganar a si mesmo. É viver o prazer do momento, esquecendo-se que a vida tem muito mais pra oferecer. Não há sensação mais gratificante do que sentir que alguém está de corpo, alma e coração ao seu lado. Essa troca de amor, caso nenhum é capaz de oferecer. Posso parecer demasiado romântico, mas a vida é muito melhor para quem não engana e não é enganado. Para quem confia em si mesmo e na qualidade do seu relacionamento. Fazer sexo fora do casamento não vai resolver a sua situação. Ou você procura reencontrar a alegria, a harmonia e o tesão com seu amor, ou então, cai fora. Parta para uma nova relação com a consciência tranquila de que foi honesto, tentou até onde deu, mas neste momento, você precisa viver um novo amor. Se você começar a ter casos, estará sempre preso a este círculo vicioso e, precisará mentir sempre, inventar desculpas o tempo todo, brigar, se desgastar, o que certamente não trará paz nem felicidade. Há gente que se acostuma tanto com este tipo de vida que não consegue viver sem ter um, dois, três casos ao mesmo tempo. Estão com várias pessoas e também sem ninguém. Porque provavelmente todos esses casos também têm outros casos ou relacionamentos que não levam a sério. Amar é o que sabemos fazer de melhor. Por isso ame, se entregue, confie e seja confiável, respeite e seja respeitado, para poder sentir a delícia de estar inteiramente com alguém. Na minha cabeça, fidelidade rima com felicidade. Espero que você também pense assim.
domingo, 4 de junho de 2017
SER TIO
Ser tio é a parte boa de ser pai. É levar as crianças pra passear, ir ao cinema, à praia, ao clube, fazer um lanche, jogar videogame, jogar bola e brincar. Tudo é lazer, sem ter que se preocupar com as mensalidades do colégio, os limites que devem ser dados a cada um, o desempenho escolar, a saúde, a alimentação, os coleguinhas da turma. Isso tudo é função dos pais. É claro que um tio bacana pode e deve ajudar no desenvolvimento emocional da criança, trazendo mais alegria e também apoio e sabedoria, quando percebe que seus sobrinhos estão passando por uma crise ou um problema complicado. Às vezes, é difícil ser tio porque você não sabe até que ponto você pode interferir na educação que é dada, ou que deveria ser dada, pelos pais. Infelizmente, há muitos pais e mães ausentes, e as crianças crescem se sentindo frustradas, rejeitadas. Em pouco tempo, elas começam a fazer de tudo pra chamar a atenção. É o adolescente que não vai à aula, é a menininha que não quer comer, é o garotinho que não gosta de tomar banho, o menor que sempre faz birra e chora por qualquer motivo. Amor e paciência são as palavras-chave para enfrentar essa situação. E, como muitas vezes, os pais não têm isso pra oferecer, cabe aos tios, avós e parentes próximos, suprir essa carência emocional dos pequenos, que precisam de muita atenção e carinho, para crescerem felizes e se tornarem adultos bem resolvidos. Eu tive a sorte de ter bons tios e boas tias a minha vida inteira, e quero passar todo esse amor para os meus sobrinhos. Foram pessoas que sempre me deram atenção, com quem sempre pude contar durante a minha infância, adolescência, juventude e fase adulta. Cada tio ou tia, ao seu modo, me ajudou de alguma maneira: colocando mais alegria na minha vida, me dando sábios conselhos, me despertando para a fé e a generosidade, me ajudando a encontrar o meu caminho. Amo muito meus sobrinhos e já sou tio-avô. Quero que todos aproveitem cada fase da vida com alegria, se sentindo bem no ambiente de casa e na escola. Acho que seria um bom pai, mas a vida ainda não me brindou com este presente. Quem sabe o futuro me trará um menininho ou uma menininha? Seria muito bem-vindo(a). Fico pensando, que crianças que têm um lar, comida, escola, pais, muitas vezes crescem cheias de traumas e problemas, imagina os menores de rua? Que tipo de adulto eles se tornarão? É muito triste ver uma criança sofrer. Por isso, o papel do tio é cada vez mais importante, até mesmo, quando os pequenos se tornam adultos porque dar e receber amor faz bem em qualquer idade. É por todos esses motivos, que vocês podem sempre contar comigo. Raquel, Thiago, Camila, Mariana, Juliana, Diogo, Maria Júlia, João Pedro, Maria Clara, Anna e Oliver. Quero dar o melhor de mim para que vocês sejam muito felizes e aproveitem o melhor da vida em qualquer idade. E, quando se tornarem tios e tias, tenham muito carinho e atenção pra oferecer. O tempo passa, mas o amor sempre é a melhor resposta.
Assinar:
Postagens (Atom)