quarta-feira, 5 de julho de 2017

SAUDADE

Dizem que nessa vida tudo passa. Mas algumas coisas ficam para sempre em nosso coração. A saudade é o passado que se faz presente. Aparece numa foto, numa carta, num cartão, numa lembrança. E nos enche de emoções, ligadas a imagens, cheiros, pessoas, lugares, coisas que se foram ou se transformaram com o tempo. Quem não tem a sua própria história para recordar? A saudade resgata o que já foi vivido, nos faz sermos ainda mais gratos pela vida, por já termos passado momentos realmente inesquecíveis. Ter saudade é rever o quê de bom já aconteceu conosco. É sempre um instante especial, numa mistura de tristeza e gratidão, dependendo da forma com que você se apega ao passado. É importante saber que ninguém pode voltar no tempo, e não adianta nada ficar se lamentando por uma época que não acontecerá mais. Eu, por exemplo, sinto saudade da minha infância, de brincar na rua com meus primos, das festas de Natal aqui em casa esperando ansioso para ver os presentes que o Papai Noel havia deixado, das férias com a minha família, dos piqueniques que fazíamos na grama, dos lugares onde moramos, dos cachorros e gato que tivemos, dos parentes e amigos que já se foram. Sinto saudade do meu pai e do meu irmão. Tudo isso são recordações que, vez por outra, tomam conta da minha mente e do meu coração. É uma sólida base amorosa que trago comigo, que me permite ver o tanto que tenho a agradecer, por me sentir amado, querido, e ter vivido tão bons momentos assim. A alegria que está naquela foto não tem preço. A gratidão por ter recebido aquele presente não tem tamanho. Os momentos que passei naquele lugar não têm limites. O amor que sinto por aquela pessoa não tem medida. Não importa se hoje a realidade é outra, porque se acontecimentos bons se vão, novos e bons acontecimentos sempre vem. A vida está sempre em movimento, o dia de ontem já virou passado hoje. A nostalgia só deve acontecer como uma simples recordação, porque o momento que temos para viver é agora. O dia a dia. De nada adianta ficar olhando a foto do amor que terminou, isso não vai trazê-lo de volta. Como também não adianta ficar olhando as mensagens e vídeos de quem está longe, isso só vai aumentar a tristeza. Cultivar a saudade em demasia, pode te fazer muito mal. É preciso ser amigo do tempo e perceber que, na nossa jornada, tudo acontece no momento certo. Pessoas se vão, mas sempre haverá alguém a quem amar. Sempre haverá um lugar interessante para se descobrir. Ou um presente inesquecível para ganhar. E, assim, mais uma vez, novas recordações aparecem, fazendo do nosso coração uma caixinha de surpresa e de saudade. O tempo sempre há de passar, mas os momentos especiais, esses, haverão de ficar para sempre conosco. A saudade é a certeza de que um dia fomos felizes. E poderemos encontrar essa felicidade toda novamente, talvez com outras pessoas, em outros lugares, mas sempre sob o olhar atento e carinhoso de Deus.

2 comentários:

Unknown disse...

Só se tem saudade daquilo que foi bom. Graças a Deus temos muito do que sentir saudade!!! Uma saudade doce e feliz!!!

Luiz Cláudio Siqueira disse...

A saudade nos faz ter a certeza de que fomos felizes. Uma boa lembrança nos faz ver o quanto fomos e somos amados. Vamos viver bem o presente para que no futuro só tenhamos boas recordações dos dias de hoje. Façamos do tempo um grande amigo. Bjs!