sábado, 2 de março de 2019

TECNOLOGIA QUE ATRAPALHA

Os avanços tecnológicos nem sempre são avanços. Muitas e muitas vezes, atrapalham mais a vida da gente, do que ajudam. Sinceramente, tenho saudades do tempo em que você apertava um botão na televisão e a televisão ligava. Simples assim. Hoje, com o controle remoto, até mudar de canal pode ser uma tarefa complicada: são tantos canais na tv por assinatura, que a gente não sabe qual o número do canal equivale ao canal da tv aberta. E se chover? Pode se preparar porque lá vem o aviso “sem sinal”, e você não consegue assistir nada, nem mesmo os canais da tv aberta. São tantas funções nos chatíssimos controles remotos, que às vezes, pra se assistir a um filme, é uma novela. Aperta a função tal, depois aperta outro botão, e aí tenta entrar na Netflix pelo celular, e... nada! Verifica se as pilhas estão boas. Chama algum adolescente pra resolver o problema. E, se nem isso for a solução, o jeito é marcar uma visita de um técnico da operadora. E, o pior, é que o tal do controle remoto não existe só na televisão. Aqui em casa nós temos um ventilador de teto, que também é luminária, que só funciona por controle remoto. Só que aquele aparelhinho minúsculo, é danado pra dar problema. A mola que tem dentro dele é uma coisinha de nada, e vive saindo do lugar. Sem a mola, o controle não funciona e nem o ventilador de teto liga, nem a luminária apaga, ou vice-versa. E, o pior, que o controle é tão pequeno, que vive perdido entre as almofadas do sofá. Mas os nosso descontrole com os avanços tecnológicos não param por aí. Você já descobriu coisa mais chata que esse tal de I-token ou Chave de Segurança? Atendimento digital feito por qualquer banco é uma tarefa que exige paciência, muita paciência. Disque o algarismo tal para talão de cheques, o algarismo tal para cartão de crédito, o algarismo tal para saldos e extratos, o algarismo tal para investimentos e o 9 para falar com um de nossos atendentes. Que nos deixa minutos e minutos e minutos na linha, antes de falar alguma coisa. E, é claro, depois do atendimento, você ainda tem que esperar na linha para dar a nota do serviço. Uma chatice. O atendimento das empresas de telefonia e celular, ainda consegue ser pior, porque te colocam um tempão ouvindo uma musiquinha repetitiva e insuportável. Há outras maneiras do avanço tecnológico atrapalhar as nossas vidas: hoje, uma mãe fica feliz quando seu filho diz que vai fazer um programa fora de casa, porque as maioria dos meninos e meninas, estão viciados em games ou celular. No meu tempo, minha mãe berrava para eu voltar pra casa pra almoçar ou jantar, porque estava na rua brincando de pique, jogando bola, andando de bicicleta, vivendo ao ar livre. As crianças de hoje parecem que já nascem plugadas no notebook, no tablet ou no celular. Mal conversam ou dão atenção ao restante da família, e certamente têm muito mais amigos virtuais do que reais. Queria saber quem inventou aquele jato de ar quente, super barulhento, para secar as mãos no banheiro. Demora um tempão pra secar a mão, o que sempre foi uma tarefa super simples e eficiente com a toalha de papel. Queria saber quem foi que inventou o alarme para carros, que sempre dispara, 99% das vezes, por engano, perturbando toda a vizinhança, não importa a hora: de manhã, de tarde, de noite ou de madrugada. Queria conhecer alguém que nunca perdeu um trabalho importante no computador, por não ter salvo a tempo, ou por ter apertado uma tecla errada, ou por ter faltado luz. É. Nem sempre é simples conviver com os avanços tecnológicos. Mas o tempo não volta atrás. O jeito é se adaptar a ele, procurando ter calma e sabedoria, porque o digital, querendo você ou não, irá cada vez mais substituir o analógico, por mais que muitas vezes, isso não tenha lógica nenhuma rsrsrs... 

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