sábado, 20 de junho de 2020

OLHAR PARA O OUTRO SÓ NOS FAZ BEM

A vida é engraçada. Às vezes me pego tão preocupado com meus problemas e esqueço que, por mais que eu tente, a solução não depende só de mim. Ela sempre estará nas mãos de Deus. É Ele quem me inspira e me sustenta e, quando me perco nas minhas angústias, acabo me distanciando um pouco da luz divina.
Aprendi que estar totalmente focado em mim não é um bom caminho. Isso tira a minha paz em vez de me trazer uma saída. Fico tenso, angustiado, andando em círculos, sem perceber que tudo se resolve no tempo de Deus.
E, na maioria das vezes, o melhor a fazer é se distanciar um pouco da minha dor e olhar para o próximo. Quando tiro o foco da minha atenção sobre mim e resolvo olhar com carinho para a vida de um parente ou amigo, percebo quase sempre que os meus problemas são mínimos perto do que outros estão passando. Não dá para comparar a cruz de cada um, mas só sei que sempre é possível ajudar.
É neste momento que a grandeza da vida acontece. Ao olhar para o outro, faço bem a mim mesmo também. Posso ajudar de diversas maneiras: uma conversa, uma mensagem, um presente, uma pequena doação em dinheiro, uma oração sincera. O importante é dar a quem eu amo, o que de mais especial eu posso oferecer: o meu tempo e a minha atenção. Não existe doação mais preciosa no mundo.
Ao ser generoso, eu me reencontro com Deus. E aí, na maioria das vezes, sem que eu perceba ou possa entender, aqueles problemas que me angustiavam tanto, vão aos poucos encontrando uma solução: alguma grande ideia repentina me aparece; uma valiosa e inesperada ajuda de alguém que caiu do céu surge pra me socorrer naquele momento; coincidências maravilhosas me mostram o melhor caminho a seguir. Tudo como num milagre!
É a mão de Deus agindo. Vindo em meu auxílio, quando eu me distanciei dos meus problemas e soube ter uma atitude generosa de olhar para o outro. Muitas vezes, é isso o que nos falta: mudar o foco, confiar nas providências divinas e ter mais compaixão por quem a gente ama.
Um gesto de atenção e carinho nunca será em vão. Da próxima vez que estiver no meio de uma crise, atolado de problemas, pense no próximo. Há tanta gente precisando de atenção, carinho, comida, roupa, dinheiro. Pessoas que dariam tudo para levar a vida que você leva. Olhar para eles é resgatar a luz divina em seu coração. É caminhar para Deus, que na Sua infinita sabedoria e misericórdia, também olhará para você, trazendo paz e gratidão ao seu coração.
Lembre-se do que disse o nosso amado São Francisco de Assis: “Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro. E ninguém é totalmente destituído de valores, que não possa ensinar algo a seu irmão”. É a vida nos ensinando que amar é o que sabemos fazer de melhor.

0 comentários: