sábado, 6 de março de 2021

VIDINHA MAIS OU MENOS


Olho pro lado e, infelizmente, não gosto do que vejo. Tantas e tantas pessoas levando uma vida vazia, conformadas com uma rotina previsível, sem graça e sem alegria. Desperdiçam os dias, sem se darem conta que o tempo passa e, de repente, já se foi mais uma semana, um mês, um ano, uma década. E a pessoa continua ali, desmotivada e sem ânimo pra nada, como se dentro não tivesse um coração pulsante. Sonhos e planos não existem. Apenas aquela vidinha mais ou menos, de quem tem saúde, família, boa condição financeira, mas lhe falta o principal: o entusiasmo.

     O entusiasmo de que falo é aquele que traz brilho nos olhos, risadas contagiantes, coração acelerado, arrepio na pele. Gente que sabe ser feliz porque é otimista, vive de alto astral e passa uma vibração boa para todos. Pessoas assim vivem apaixonadamente e se entregam, de corpo e alma, a tudo o que fazem. Trabalham com dedicação e persistência. Buscam outras soluções quando as coisas dão errado. Estão sempre empolgadas com um novo projeto, e mesmo sabendo que serão muitos os obstáculos, não desanimam. Porque querem bastante e se jogam por inteiro. Não colocam limites em seus sonhos, colocam fé. E fazem o impossível acontecer. 

      Muitas dessas pessoas vieram de baixo, e tiveram que superar grandes barreiras para chegar aonde queriam. Estudavam e trabalhavam ao mesmo tempo. Outros venceram graves doenças. E há os que seguem cheios de confiança e se tornaram exemplos de superação, apesar de uma deficiência física. É nesses que a gente deve se mirar. Poderiam, como muitos, se tornarem tristes e revoltados, mas tiveram a sabedoria de dar a volta por cima e se reinventar porque sempre acreditaram em seus sonhos.

     É essa empolgação que falta aos que levam uma vidinha mais ou menos. Uma alegria que faça a diferença. Ser otimista, ter pensamentos positivos, reagir favoravelmente, é algo que também se aprende. É uma escolha, uma decisão. Cabe a cada um buscar entusiasmo e alimentar boas ideias através de pessoas motivadas, livros inspiradores e terapia, se for o caso. Cada vez mais eu vejo pessoas com tanto potencial, aproveitarem tão pouco a vida. Tristes e apáticas, se deixam levar por pensamentos negativos e vão se tornando vítimas da depressão. Para elas, o tempo está sempre nublado e o sol só brilha na vida dos outros. Veem a vida em tons de cinza e não percebem as lindas cores e possibilidades que o mundo oferece.

     Quero me juntar aos otimistas e renovar a minha fé. Arriscar mais. Dizer sim ao amor e a tudo que possa me trazer alegria. Criar novos amigos. Procurar a paz em meus relacionamentos. Encontrar satisfação no trabalho. Inventar programas diferentes. Fazer pequenas loucuras porque sensatez demais vira monotonia. E, principalmente, me permitir grandes momentos, fazendo cada dia realmente valer a pena.

     Chute o balde, se preciso for. Desperte para todo prazer e alegria que a vida tem a oferecer. O momento de viver é agora. Vá em direção aos seus sonhos. Invista num novo amor, num novo trabalho, numa nova amizade, numa nova viagem, num novo hobbie, num novo curso, num novo visual. Encontre algo que te empolgue e te faça pular de alegria. Apaixone-se por você. A felicidade existe e começa com um pensamento otimista. 

     Faça tudo o que pede seu coração. Ouse. Ganhe, perca. E tente mais uma vez. Mas não se permita levar uma vidinha mais ou menos. A gente merece muito mais que isso!

0 comentários: