sábado, 27 de fevereiro de 2021

NENHUM DETALHE É SÓ UM DETALHE

 

     É no detalhe que as pessoas me ganham ou me perdem.

     Aprendi a valorizar quem realmente se importa comigo. Aquelas pessoas onde a atenção vem de graça, que espontaneamente abrem seu coração e me convidam a entrar. Gente que dá atenção, carinho, que sempre encontra tempo disponível. Figuras fáceis. Que costumam retornar a ligação ou responder a mensagem, ao contrário daqueles com quem sempre é muito difícil falar ou marcar um encontro.

     Todo relacionamento precisa ser bom para os dois lados. Se não existe interesse, é melhor não insistir. Nada que é forçado vale a pena. Quando alguém realmente se interessa, sempre dá um jeitinho de dar atenção, por mais que a agenda esteja lotada. Liga de madrugada, marca um encontro no meio da semana, viaja só para te ver, faz surpresas incríveis, está sempre demonstrando o quanto você é importante e querido.

     Pessoas assim estão na mesma vibe que a sua. Cada vez mais, eu presto atenção nesses preciosos detalhes que me confirmam que sim, este é um relacionamento que vale a pena manter por perto ou não.

     Não quero perturbar a vida de ninguém. Cabe a mim, criar e manter relacionamentos gratificantes. Por isso, quando percebo que a troca de atenção não está sendo correspondida, simplesmente paro de procurar. É uma maneira de me preservar e evitar maiores decepções. Por mais que aquele amigo ou amiga seja importante pra mim, se a comunicação está difícil, cheia de vácuos, prefiro me afastar. Custei a agir assim. Durante muito tempo cometi o erro de insistir em relacionamentos que eram desgastantes, mas eu achava que deveria manter sempre contato porque aquela pessoa era importante demais pra mim para perdê-la. E me contentava com migalhas. Claro que isso não me fazia bem e só me deixava frustrado.

     Hoje eu percebi que, assim como eu não sou mais o mesmo, as pessoas também mudam. E, de repente, alguém com quem você já teve uma grande intimidade, já não está mais na mesma sintonia que a sua, porque os interesses agora são outros e aquela afinidade de antes já não existe. Isso acontece bastante entre casais e também entre amigos. Aí, o afastamento é inevitável, mesmo que não tenha havido briga ou discussão. Mas, se pessoas importantes se vão, novos queridos sempre vêm. A vida está sempre em movimento e é preciso ter a sabedoria de deixar partir, quem já deixou claro que não sente vontade em ficar perto de você. 

      Sou muito grato a cada mensagem, cada ligação, cada presente, cada surpresa que recebo de quem sei que, a todo momento, está me dizendo como eu sou importante. Aprendi a gostar de quem gosta de mim, ao invés de ficar correndo atrás de quem não me valoriza. Por isso, fico sempre ligado nos detalhes que me dizem que tipo de relacionamento cada pessoa me oferece. Se vem para somar ou não. 

     É claro que é preciso entender que todo mundo passa por fases e, muitas vezes, alguém querido prefere se isolar a ter que responder todas as ligações e mensagens. Talvez o seu amigo esteja passando por um momento complicado. Talvez esteja querendo ter um tempo e um instante só dele ou precisando dar atenção a outras pessoas. Nesses casos, eu prefiro respeitar a ausência do que insistir em manter contato. Se a amizade tiver que continuar, ela certamente será tão gratificante como antes. Se for um afastamento definitivo, fica a gratidão pelos bons momentos. Simplificar os relacionamentos é algo que também se aprende. 

    Cada vez mais, me ligo nesses pequenos detalhes que me dão grandes pistas. Que todo carinho e atenção venha de graça. E que a gente tenha sempre a sabedoria de nos aproximar e de nos afastar, ficando apenas com quem contribui para a nossa felicidade. A vida fica bem melhor assim!

0 comentários: