sábado, 3 de abril de 2021

A FÓRMULA MÁGICA DA ALEGRIA

Eu sempre fiquei intrigado com a alegria constante de algumas pessoas. Conheço gente que mora na rua, mas está sempre com um sorriso no rosto. Conheço deficientes que esbanjam bom humor. Conheço vítimas de câncer cheias de otimismo e alto astral. Qual seria o segredo para manter sempre o espírito elevado?

     Passei a pesquisar sobre o tema. Li vários livros de psicologia e espiritualidade. Assisti a palestras. Conversei com quem admiro por ser assim. E a conclusão que cheguei é que pode não existir uma fórmula mágica da alegria, mas descobri pistas que estão me levando a ter uma vida mais gratificante, entusiasmada e feliz.

     A primeira coisa que percebi é que todas essas pessoas alegres têm o hábito de agradecer, em vez de reclamar. Elas valorizam ao máximo tudo de bom que possuem, em vez de ficarem angustiadas pelo que não têm. Se recusam a fazer papel de vítimas ou injustiçadas. Não culpam ninguém, nem Deus, nem o destino, pela vida que levam. Ao contrário, são gratas por cada novo dia e focam a sua atenção no que há de positivo, como ter uma família e grandes amigos. Agradecem por ter saúde, casa, comida, educação, lazer. Se sentem realmente privilegiadas porque sabem que muitos passam por grandes necessidades. E, o mais importante: a gratidão maior é por se sentirem amadas porque criam relacionamentos felizes, cheios de atenção e carinho.

      As pessoas alegres sabem como aproveitar bem o dia. Procuram estar sempre em contato com a natureza pois têm a sensibilidade de perceber como é linda uma flor, os passarinhos, o mar, o pôr do sol, as montanhas, o céu, a chuva e as estrelas. Tudo isso é motivo pra se alegrar. Além de admirar e se encantar com a beleza do mundo, elas passam boa parte do tempo fazendo algo que gostam: um trabalho prazeroso, um hobbie interessante, cursos bacanas, programas e viagens inesquecíveis.

     Generosidade. Essa é uma característica fundamental de uma pessoa alegre, porque eu nunca vi um egoísta feliz. Quem está de bem com a vida, procura sempre ajudar o próximo. É dando que se recebe. Um coração cheio de amor sabe que não há satisfação maior do que contribuir para a felicidade de alguém, dando melhor de si para que a vida do outro seja também alegre.

     Os alegres estão sempre colocando mais bom humor em suas vidas. Vivem rodeados por gente de alto astral, têm amigos divertidos, curtem filmes de comédia, passam e recebem mensagens engraçadas, preferem tudo que seja leve, espirituoso e provoque boas risadas. Não levam a vida tão a sério. Sabem ser otimistas e confiam firmemente em que todo problema tem solução. Essa confiança vem da fé, porque quem desenvolve o lado espiritual tem a certeza de que há um Deus cheio de poder e luz que nos protege e nos guia. A alegria vem dessa intimidade espiritual com as coisas do céu que traz sabedoria e uma vida mais tranquila e feliz.

     Quem é alegre sabe criar relacionamentos gratificantes, perdoa com facilidade e não fica remoendo mágoas. Gerencia os seus pensamentos, trocando as ideias negativas por positivas, trabalhando medo e frustrações de maneira inteligente. Isso também se aprende: a ver o lado bom de cada situação, a perceber que cada experiência ruim serve como aprendizado e nos torna mais fortes e sábios. Assim, as pessoas alegres estão sempre motivadas a correr atrás dos seus sonhos. São empreendedoras. Ativas. Cheias de disposição. E, por se dedicarem tanto, acabam realizando grandes conquistas, o que as deixam mais alegres ainda.

     Decida hoje mesmo colocar mais alegria em sua vida. É uma escolha. Algo que você também pode ter, mas que não existe uma fórmula mágica porque cada pessoa é um universo a ser desvendado. Descubra o que te faz bem. Aí estão algumas pistas que eu percebi de quem já encontrou um bom caminho. Certamente vale a pena tentar. Porque ter um espírito cheio de alegria é o maior presente que você pode se dar.

 

0 comentários: