sábado, 26 de junho de 2021

SEJA GENTIL COM VOCÊ

    

Sempre que posso, me faço um agrado. Crio um momento bom para mim mesmo, me dando como presente um instante bacana. A vida tem andado tão difícil para todos, que não abro mão de ser gentil comigo mesmo. Me conheço. E sei o que me agrada, o que me faz feliz e vai deixar a minha alma tranquila e cheia de gratidão.

     Pode ser uma bobeira, como comprar um chocolate ou permitir me deliciar com uma irresistível fatia de torta. Ou então, comprar um bom livro. Me dar de presente uma camisa nova, tirar um tempinho para escutar as minhas músicas favoritas, sair para uma caminhada pela praia, ligar para uma pessoa querida só para saber como vão indo as coisas, dormir até um pouco mais tarde, assistir ao pôr do sol, relaxar e sentir a plenitude do silêncio. São momentos assim que me renovam, trazendo um pouco de paz e satisfação, no meio da agitada e tensa correria do dia a dia.

     Mas existem maneiras maiores e mais importantes de ser gentil comigo mesmo. Uma delas é vigiar os meus pensamentos, não me deixando levar por ideias negativas e angustiantes. Aprendi a não cobrar tanto de mim mesmo, a me olhar de uma forma menos exigente e mais carinhosa, percebendo que, entre erros e acertos, eu sou um cara muito legal, que sempre contribui para que as pessoas em minha volta sejam também felizes. Procuro ser cada vez mais otimista e tenho certeza de que a atitude de desenvolver a minha fé, através de orações diárias, tem contribuído bastante para o meu equilíbrio emocional. Ao orar, eu me sinto mais tranquilo e agradecido. Isso também é uma forma de cuidar de mim, sendo gentil com meu espírito.

     Outra maneira que encontrei de cuidar da minha paz é evitar pessoas tóxicas. Procuro gerenciar meus relacionamentos, não dando muito espaço a quem sempre busca o conflito. Ajudo sempre que posso, dou atenção a quem precisa, mas também aprendi a por limites a quem antes costumava abusar da minha boa vontade. E, é claro, busco sempre a companhia de quem me faz bem, aquelas pessoas queridas que me trazem alegria, em quem sei que posso confiar e só vêm para somar. É uma forma de cuidar do meu lado emocional, trazendo sentimentos positivos e uma maneira mais satisfatória de viver cada novo dia. Sem desgastes. E com muito mais gratidão e momentos felizes.

     Descobri que ser gentil comigo mesmo também é se abrir ao amor. Durante muito tempo, eu procurei por alguém realmente especial e vi que estava idealizando uma mulher que se encaixasse nos meus sonhos. Não dava atenção a pessoas bacanas que surgiam pelo caminho, sempre achando um defeito nas moças que conhecia. Com isso, deixei passar oportunidades de relacionamentos que poderiam encher minha vida de paz e alegrias. Aprendi que não devo ficar com qualquer garota, mas também percebi que alguém de espírito elevado sempre será uma pessoa bem-vinda. Cabe ao tempo dizer se será apenas uma conhecida, ou uma grande amiga ou a nova namorada. Pensando agora desta maneira, estou trazendo para minha vida várias pessoas bacanas e isso também é uma forma de fazer um grande bem a mim mesmo.

     Cuide bem de você. A vida passa e a gente vai aprendendo como ter dias mais felizes, fazendo o que se gosta e abrindo espaço para quem traz amor e alegria. Permita-se! Tudo o que for para o seu bem, vale a pena ser vivido. Nada como ser o melhor amigo de si e ser gentil com a pessoa que é a mais importante para a sua felicidade: você mesmo.    

0 comentários: