sexta-feira, 23 de julho de 2021

PESSOAS BOAS TAMBÉM ERRAM

Atire a primeira pedra quem nunca decepcionou alguém. Perceba que você também erra. E as pessoas que você mais ama, por mais boas que sejam, também irão cometer alguns deslizes.

     Por isso, é tão importante se colocar no lugar do outro. Perceber que cada um tem seus problemas, seus momentos de mau humor e mesmo quem é muito querido não estará sempre à sua disposição. Pode acontecer de um grande amigo querer ficar um tempo afastado, ou o seu parceiro ou parceira se recusar a fazer um favor para você ou até mesmo a sua mãe se sentir cansada e precisar de um instante só dela. Todos nós somos humanos e por mais que sejamos generosos e compreensivos há um momento em que não correspondemos à expectativa do outro, por mais que exista amor em nosso coração.

     O que costumo fazer é avaliar bem cada relacionamento meu, para que não se torne tóxico ou abusivo. Procuro colocar numa balança o bem e o mal que aquela pessoa me oferece, para ver se vale a pena dar espaço na minha intimidade ou se é melhor me afastar. Isso vale para a namorada, amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos e conhecidos. Alguém que você percebe que frequentemente não te dá atenção e não demonstra interesse pela sua vida, não vale a pena ter por perto. A troca tem que ser espontânea porque afeto é algo que não se cobra, senão você irá cair numa relação de dependência, o que só irá te trazer decepções e sofrimento. Fique perto de quem realmente gosta de você. Aqueles que torcem pelo seu sucesso e ficam felizes quando você está feliz. Aqueles com quem você sabe que pode contar num momento ruim e estão a todo momento demonstrando o quanto você é querido e importante. Não se engane: pessoas assim costumam ser poucas, por mais que você conheça muita gente.

     Percebi que a melhor maneira de não se tornar tão dependente dos outros é se tornar íntimo de Jesus. Quem desenvolve o seu lado espiritual, através de orações sinceras e atitudes cheias de amor, se sente muito mais tranquilo, otimista e resiliente diante das dificuldades que aparecem pelo caminho. Haja o que houver, Jesus está ali como seu melhor amigo, sempre fiel, te trazendo luz, proteção e sabedoria a todo momento. As pessoas cheias de fé são espiritualmente mais elevadas e emocionalmente mais fortes e mais equilibradas. Assim não dependem tanto dos outros para encontrar paz, alegrias e gratidão.

     Coloque Deus no centro da sua vida. É a melhor maneira para se sentir bem consigo mesmo e poder oferecer luz e amor a familiares e amigos. Você também desenvolverá virtudes como compreensão e paciência. E não será tão dependente das pessoas à sua volta, que por mais que sejam boas, haverá um momento em que poderão errar.

     Como disse a iluminada e queridíssima Santa Teresa de Calcutá: “Perceba que tudo sempre foi entre você e Deus, e não entre você e os homens”. É a fé nos torna mais sábios, fortes e repletos de amor. 


0 comentários: