sábado, 11 de dezembro de 2021

GRATIDÃO E INVEJA NÃO COMBINAM

 

Uma coisa que sempre me deixou muito intrigado é perceber a alegria de quem ganha uma medalha de bronze e a tristeza de quem recebe a prata.

     Ora, o bronze vale menos do que a prata. Seria de se esperar uma alegria ainda maior pelo segundo lugar. Mas não é isso que acontece. Geralmente, quem tira a prata, vive a frustração de ter perdido o ouro e não a sensação de uma grande conquista.

     Fiquei imaginando, quantas e quantas vezes, não valorizamos as nossas vitórias e deixamos de ser verdadeiramente gratos por tudo de bom que temos e que somos.

     Vivemos num mundo extremamente competitivo, onde se valoriza demais o primeiro lugar, como se só os campeões pudessem ser felizes.

     Tudo é uma questão de se ver o lado bom, de treinar o nosso olhar e perceber que, na verdade, temos muitíssimo mais a agradecer. Ser vice, tirar o segundo lugar, deve ser sempre motivo de orgulho e um grande incentivo por saber que estamos trilhando o caminho certo.

     Cobrar demais de si mesmo costuma ser uma grande armadilha, que pode conduzir a resultados formidáveis, mas também pode trazer uma grande e eterna insatisfação. São aquelas pessoas que se frustram, mesmo quando têm motivos de sobra para se alegrar e agradecer.

     Quem se compara muito com os outros, acaba se tornando um infeliz. Aquela história de achar que a grama do vizinho é sempre mais verde. A casa mais bonita. O cargo mais importante. O corpo mais atraente. E, de comparação em comparação, essa pessoa se deixa cada vez mais se levar pela inveja, vivendo sempre triste e amargurada.

     Sentir-se bem e feliz é dar espaço à gratidão e ao otimismo. Estar satisfeito com o que se tem e motivado para correr atrás dos sonhos. É vibrar com as conquistas de familiares e amigos, como se fossem suas. Quem torce e contribui para o sucesso dos outros, sempre estará trilhando pelo melhor caminho, enchendo de luz a própria vida.

     Troque a inveja pela admiração. Espelhe-se em pessoas que já têm qualidades e virtudes que você gostaria de desenvolver. A vida é uma troca: sempre temos algo a aprender e algo a ensinar.

     Cultivar a gratidão é um maravilhoso presente que você estará dando à sua vida. Cada vez que você agradece, uma sensação incrível de paz invade o coração. É estar satisfeito com o que se tem e também com o que somos.

     As pessoas gratas são mais felizes. Valorize ao máximo tudo de lindo que há em sua vida: família, saúde, amigos, moradia, amor, trabalho. E, se vier alguma medalha de prata, comemore bastante. Não existe sensação melhor do que a alegria. Agradeça! A vida fica bem mais bacana assim.

0 comentários: