domingo, 1 de dezembro de 2019

QUANDO A VIDA NOS PEGA DE SURPRESA

A vida é um sopro. Quando a gente menos espera, o fim pode chegar. A inesperada morte de Gugu foi um choque para todos nós. Fiquei a pensar como somos frágeis, o nosso destino incerto, por mais que tudo esteja aparentemente bem, seguro, tranquilo. De repente, tudo pode mudar. Um acidente como este me faz ver que realmente o futuro a Deus pertence e ninguém sabe mesmo até quando estará por aqui neste planeta. Portanto, aproveite o dia de hoje. Porque amanhã já pode ser tarde demais. Seria engraçado e, ao mesmo tempo trágico, se soubéssemos com exatidão absoluta o dia da nossa partida. Ou tentaríamos como uns loucos aproveitar cada minuto que resta, ou ficaríamos cada vez mais angustiados porque a cada dia nos aproximamos mais do fim. Melhor é viver um dia de cada vez. Na certeza de que amar e ser amado sempre será a melhor forma de aproveitar a vida. A morte do Gugu me fez pensar em tantas questões importantes que passavam despercebidas: será que preciso mesmo me angustiar tanto com os pequenos problemas do dia a dia que, de uma maneira ou de outra, acabam sempre se resolvendo? Será que eu não deveria me divertir mais? Será que eu não deveria me esforçar mais para promover a paz naquele relacionamento ainda mal resolvido? Será que eu não deveria ser mais agradecido a Deus por ter saúde, família, amigos, conforto? Será que não deveria ajudar mais o próximo em vez de ficar centrado nas minhas ambições pessoais? Viva o amor se quiseres morrer de felicidade. Abrace mais. Perdoe mais. Agradeça mais. Não existe sensação melhor do que ter paz e alegria no coração. Isso é o que realmente importa. E, para que isso aconteça, é importantíssimo desenvolvermos o nosso lado espiritual. Só a fé nos dará a sabedoria para aproveitarmos ao máximo a vida, sem nos angustiarmos tanto com os problemas e também aumentando significativamente o nosso sentimento de gratidão, que para mim, é a sensação mais plena que existe. A vida sempre nos ensina. E a inesperada morte do Gugu é uma lição para aprendermos a valorizar o que realmente importa: a nossa família, o nosso amor, os nossos amigos, a nossa saúde, o nosso trabalho, o nosso conforto, as nossas conquistas. Temos tanto a agradecer e damos tão pouco valor a tudo isso! Pesquisas feitas com pacientes terminais e, conscientes deste quadro, mostraram que os principais motivos de arrependimento de quem sabe que está chegando ao fim da vida são: não ter passado tanto tempo com a família como gostaria; ter perdido contato com grandes amigos; ter se divertido pouco; não ter perdoado alguém importante para si mesmo; não ter se esforçado mais na direção dos seus projetos mais acalentados; ter deixado de fazer coisas que gostaria de ter feito por causa da opinião dos outros. Portanto, seja sincero com você hoje e responda: O que você gostaria de fazer e tem adiado? Que presente, que momento realmente gratificante você gostaria de viver e ainda não viveu? Faça já o que realmente irá te fazer feliz. Procure quem você ama, perdoe, peça perdão, ajude quem mais precisa, seja mais generoso, mais paciente, mais confiante, mais agradecido. E aí sim, você vai descobrir a maravilha que é viver. E, quando a morte chegar, você dirá a si mesmo: Obrigado, Senhor, por esses dias que tive aqui na Terra. Tenho certeza, de que o Gugu partiu assim: tranquilo, feliz e agradecido. Que o céu o receba maravilhosamente bem. Amém.

0 comentários: