sábado, 29 de fevereiro de 2020

AMANTES DA LEITURA

Você e eu temos algo muito bacana em comum: somos amantes da leitura. Nos dias apressados de hoje, quem tem a sabedoria de parar um pouquinho para se deter em algumas linhas, é um privilegiado. Porque o hábito de ler é simplesmente transformador. Você não imagina o poder de um bom texto: é sempre um momento cheio de satisfação, alegria e prazer, que só mesmo uma caprichosa sequência de palavras pode nos proporcionar.
     Deixe-se envolver. Uma boa leitura sempre te conquista de imediato. De palavra em palavra, você vai se tornando cúmplice do texto. A intimidade é tal, que todos os seus pensamentos estão voltados para o que ali está escrito. As sílabas se tornam donas da sua atenção. E isso é uma sensação incrível. Ninguém fica indiferente a um texto apaixonante, lindamente escrito. A inspiração do autor cria tanta intimidade com as emoções de quem lê, que você pode de repente ter vontade de rir, e mais adiante, de chorar, ou então, se sentir grato por ter obtido mais conhecimento e sabedoria. Tudo isso um grande texto é capaz de fazer.
     A imaginação corre solta. É uma delícia visualizar na sua mente os personagens, a época e os ambientes de uma história. Parece mesmo que o mundo da ficção faz parte da sua realidade. E você torce, se surpreende, se empolga, como se o desenrolar dos fatos fosse com grandes conhecidos seus. A mágica da leitura é essa: criar uma proximidade enorme com quem está longe. A ligação que se cria através dos textos é real. Naqueles instantes da leitura, toda a atenção dada, une autor e leitor de uma maneira incrivelmente arrebatadora. Um não existe sem o outro. E os dois juntos, se deixam levar pelo imensurável poder da palavra escrita. Que comove. Que faz raciocinar. Que traz informações. Que transforma. Que sempre acrescenta pensamentos novos e a luz de ideias provocantes, porque ninguém é mais o mesmo depois de estar inteiramente envolvido por uma mensagem bem redigida. 
     Se você, nesse mundo cada vez mais tecnológico e cheio de mensagens descartáveis, descobriu a grandeza da leitura, estimule a si mesmo e a quem você ama o cultivo deste hábito. Infelizmente, muitos não têm paciência, acham que é perda de tempo, pois vivem apressados e preferem dar atenção a outras atividades. Pobres inocentes. Não percebem o quanto um bom texto pode fazer por alguém. É capaz de inspirar. De acalmar. De alegrar. De motivar. De acrescentar. De trazer à tona o sentimento mais bonito que eu acho que existe em nosso coração: a gratidão.
     É assim que eu me sinto, quando acabo de ler uma mensagem que me comove e faz pensar. E existem milhares de autores maravilhosos, cada um acrescentando à sua maneira, algo de bom à minha vida. Com uns, eu aprendo a ter fé, a ser mais amoroso, a ser mais otimista. Outros me ensinam coisas práticas, como cuidar do dinheiro, ter uma profissão gratificante. Há os que me deliciam em viajar na imaginação, me levando a maravilhosos mundos da fantasia. Tem os que me fazem rir e os que me fazem chorar. E existem aqueles que simplesmente me deixam extasiado com tanta sabedoria.   
     Leia mais. Leia sempre. Não por obrigação, mas por prazer. É um hábito que só faz bem. Um bom livro sempre será um bom amigo. Estará ali, a todo instante, pertinho de você, com palavras perfeitas para te ajudar a ser mais feliz. Com o passar dos dias e o passar das páginas, a vida se torna mais rica, mais inteligente, mais surpreendente, mais interessante e, incrivelmente, mais bela.
     É só uma questão de ler, se inspirar e se reinventar a cada nova mensagem. Amplie seus horizontes, cruze fronteiras, descubra um novo mundo. O que a leitura traz de bom, vai além da imaginação.

0 comentários: