Todo amor só existe se for para promover o bem. Senão, não é amor. Um relacionamento só é gratificante se for bom para os dois lados. E isso vale para o relacionamento de casal, pais e filhos, irmãos, amigos. Mas, infelizmente, há muita gente mal resolvida, que em nome do amor, inferniza a vida de quem diz amar. São os ciumentos, possessivos e egoístas, que tratam as pessoas próximas como se fossem propriedades suas. Ora, ninguém é de ninguém. Somos todos filhos de Deus. E se estamos juntos de alguém, é para ter paz e alegria.
O verdadeiro amor não aprisiona. Mas deixa o outro livre para dar atenção e carinho a quem quiser. E quanto mais você estiver disposto a amar as pessoas que estão à sua volta, mais feliz você será. Amor é entrega, doação. Não uma cobrança. Você só será feliz de verdade se o seu amor estiver com você por livre e espontânea vontade. Se quiser a sua companhia. A sua intimidade. E isso não pode ser forçado. Ou você confia e respeita o espaço do outro, ou vai acabar levando ao fim este relacionamento que é tão importante para a sua vida.
É o ciúme exagerado, as inseguranças, as chantagens emocionais, que acabam transformando um relacionamento que no início era gostoso, numa tentativa constante de vigiar, aprisionar e sufocar o outro. Ninguém gosta de se sentir preso. A liberdade é fundamental para uma vida feliz. Quem não tem uma boa autoestima, quem não vive feliz consigo mesmo, acaba criando relacionamentos de dependência. Depende exclusivamente de alguém para ter momentos bacanas porque não foi capaz de construir outros relacionamentos gratificantes em sua vida. É alguém que fica querendo atenção o tempo todo dessa pessoa que diz amar, mas na verdade, não percebe que é um grande egoísta: exige que o outro viva em função dele.
Cuidado com essas ciladas emocionais. É importante colocar um limite nos seus relacionamentos. Amar é querer ver a felicidade do outro. É fazer de tudo para que o seu amor tenha momentos alegres, gratificantes, seja uma pessoa de sucesso, amada e querida por muitos. É ter a absoluta certeza de que seu afeto e sua atenção são correspondidos na mesma intensidade, sem precisar cobrar ou insistir. O que é bom vem de graça!
Essa cumplicidade, essa entrega, essa confiança é que eu desejo que você tenha em todos relacionamentos que são importantes na sua vida. Por isso, é importantíssimo cuidar bem de você, ter momentos só seus, conquistas suas, como ter um trabalho gratificante, ter grandes amigos, levar uma vida interessante, para não ficar tão dependente de alguém para viver momentos bacanas.
Só assim você será capaz de sentir a delícia de viver livre e voar cada vez mais alto, rumo à felicidade. Não deixe que relacionamentos tóxicos te aprisionem. Viva o amor, a alegria, a paz.
Seja livre e deixe livre as pessoas que você ama. Nada melhor do que viver um pouquinho da atmosfera do céu aqui na Terra. Sim, você pode voar à vontade e fazer o seu ninho de amor com quem respeita a sua liberdade.
0 comentários:
Postar um comentário