Conviver nem sempre é fácil. Por mais que você ame e queira bem às pessoas em sua volta, há momentos em que o estresse e a irritação se tornam insuportáveis.
É preciso buscar a paz! Antes de mais nada, busque a paz dentro de você para se tornar alguém mais paciente e compreensivo. Assim, você conseguirá conviver melhor, mesmo que muitas atitudes ainda te irritem.
Busque, a cada novo dia, tirar uns minutinhos só pra você. É importantíssimo esse encontro consigo mesmo para promover um bom encontro com quem você convive. Tire uns momentos para apreciar o silêncio, medite, ore, procure relaxar a mente. Faça alguma coisa que goste, como tomar um banho demorado, ouvir uma boa música, ler, escrever, mandar mensagens para um amigo, telefonar para quem anda sumido. Todas essas atividades, feitas com tranquilidade e satisfação, irão te trazer equilíbrio e te fazer perceber a grande verdade que todo relacionamento é uma troca.
E, nessa troca, é preciso sermos humildes também, olhando para o nosso comportamento. Em vez de apontar os defeitos alheios, precisamos ver que muitas vezes também erramos. Às vezes, exigimos do outro um tipo de comportamento que é conveniente para nós, mas pode tirar a liberdade dos seus familiares ou do seu amor. Precisamos entender que dentro de cada pessoa existe um mundo de desejos, atividades, comportamentos e preferências que, muitas vezes, entram em atrito com a nossa personalidade.
Pode ser o adolescente que gosta de ouvir música alta, o marido que precisa trabalhar em casa, as crianças que fazem bagunça o tempo todo, o jovem que não contribui em nada com as tarefas do dia a dia, aquela pessoa que vive de mau humor e está sempre reclamando de tudo. Daí, para surgirem discussões é um passo: o menor deslize e o clima acaba ficando pesado.
A melhor saída sempre é o diálogo. Uma conversa sincera, quando os ânimos estiverem calmos, sempre traz bons resultados. É preciso que cada um respeite o outro, e procure contribuir para a harmonia em casa. Ao mesmo tempo em que cada pessoa precisa ter o seu próprio espaço e um momento de privacidade, é importantíssimo que, dentro de casa, os indivíduos não se isolem demais, mas busquem a alegria e o prazer de estarem juntos, em momentos gostosos como todos reunidos à mesa, assistindo TV, jogando, inventando uma nova receita na cozinha, conversando, se mantendo próximos um do outro.
Conviver é um desafio diário. Você precisa ter calma e sabedoria, para tomar as melhores atitudes para o bem da família. Procure sempre buscar o caminho da paz e da compreensão. Procure dialogar mais. Com fé e amor no coração, tudo se resolve.
Que a luz do Senhor esteja sempre presente em seu lar. E que os seus dias em casa sejam cada vez mais alegres e felizes!
0 comentários:
Postar um comentário