Primeiro, sinto a fumaça subir e a fazer contornos no ar, como um agradável sinal de que bons momentos estão para chegar. O aroma me envolve por inteiro, um cheiro gostoso penetra pelas minhas narinas e me traz sensações bastante agradáveis fazendo todo o meu corpo se deliciar de satisfação. O calor do preparo também aquece o meu coração, que mesmo sem ter sido avisado, se apega em boas lembranças, que me acompanham desde a infância, de que este é um instante bom, que sempre me trouxe alegria e prazer.
Ah! O cafezinho... Antes de dar o primeiro gole, preparo a xícara com duas, somente duas, colherinhas de açúcar para que não fique muito adocicado e seja tirado o pleno sabor do pó. Há quem prefira usar adoçante, mas eu acho que é uma interferência demasiada no sabor da bebida, que merece ser preservado em sua essência para que este momento seja perfeito. Como acompanhamento ideal, biscoitinhos caseiros, feitos de nata ou polvilho. Agora sim, está tudo preparado para o meu completo deleite.
Levo a delicada e pequena xícara até a boca. Sinto mais de perto o irresistível aroma e, finalmente, percebo o calor e o sabor do café em mim. Instantes de intenso prazer. O corpo parece despertar, me sinto ligeiramente mais motivado, alegre e satisfeito por viver essa deliciosa sensação. Não é só o paladar que agradece, mas a mente também se satisfaz porque nesses preciosos segundos, pensamentos e sentimentos positivos, cheios de satisfação, invadem prazerosamente a minha cabeça.
Tem gente que não abre mão do tradicional café com leite, principalmente pela manhã, acompanhado por pão e manteiga. Há ainda os deliciosos cappuccinos, onde se adiciona chocolate, leite fervido e, muitas vezes, um pouco de canela ao cafezinho. Fica uma delícia. Uma ideia que eu aprendi há pouco, e tenho gostado bastante, é adicionar uma colher de leite em pó ao tradicional café puro. Experimente só. Traz um sabor diferenciado, que me agrada bastante. Seja lá como for o café de sua preferência, numa coisa todos concordam: tem que ser fresquinho, feito na hora. Café requentado nem de longe tem o mesmo sabor.
Seja qual for o momento, o cafezinho é sempre bem-vindo. Não há companheiro melhor para as noites em que passo escrevendo. Não há maneira melhor de receber visitas e amigos. Não há bebida melhor para finalizar um almoço. Não há estimulante mais indicado para se manter desperto, motivado, propenso a ter grandes ideias. E sempre trazendo um sabor único, inconfundível, delicioso.
Tomar um cafezinho é tudo de bom. Ainda mais nos dias frios, onde com ele aquecemos o corpo e a alma. Mesmo nas horas de calor, esse costume já está tão arraigado em mim, que não consigo dispensar a minha negra e quente paixão. Acho que não passo sequer um dia sem tomar café rsrsrs... Vício, desejo ou hábito, não importa. Só sei que me conquistou por inteiro!
0 comentários:
Postar um comentário