Cozinhar é uma arte, mas também uma necessidade. Não é fácil criar o almoço e o jantar de todo dia. É preciso bastante disposição para fazer as compras, higienizar os alimentos, preparar uma comidinha gostosa, variar o cardápio e, o mais cansativo de tudo, lavar a louça. Tarefa árdua ter que enfrentar uma panela cheia de gordura, secar vários talheres, enxugar pratos, limpar o fogão, passar um pano no chão, arrumar a pia e deixar a cozinha brilhando diariamente.
É claro que tem gente que adora culinária e vê tudo isso como hobbie. Afinal, não existe sensação mais gostosa para um chef do que acertar na receita e ver sua família e seus amigos se deliciando com o que acabou de preparar com tanto carinho. Mas, até o mais expert dos chefs, precisa ter bom humor quando imprevistos acontecem: a receita que desanda, o bolo que fica solado, a carne que passa do ponto, o bacalhau que fica salgado, o pudim que desmorona, o arroz que vira papa e muitas outras decepções que costumam acontecer no dia a dia de quem se aventura na cozinha. Muitas vezes, a saída de última hora é ligar para um restaurante e pedir uma entrega.
Eu admiro muito as habilidades daqueles que se saem bem na arte de cozinhar. Existem receitas que são simplesmente irresistíveis e o prazer que sentimos ao saborear é tanto, que chegamos a ficar em êxtase e, imensamente agradecidos, por viver momento tão gostoso. Toda família tem receitas que fazem parte das nossas melhores lembranças. A torta de bombons da minha mãe, por exemplo, é uma delícia que sempre acompanhou grandes momentos da minha vida. Com certeza, na sua família também deve ter uma receita tão especial assim.
O melhor de tudo é que o paladar é um prazer que irá nos acompanhar por toda a vida. Bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, todos nós, não importa a idade, temos algo que adoramos saborear. E ter alguém que nos faça esse mimo é tudo de bom. Cozinhar é uma forma de demonstrar carinho por alguém. Uma atitude de esforço e dedicação para que as pessoas que amamos tenham momentos de prazer, alegria e gratidão.
É em volta da mesa que a família se reúne. E, para que a felicidade seja completa, refeições e sobremesas merecem ser deliciosas. Os almoços de domingo são momentos maravilhosos e inesquecíveis, ao lado das pessoas mais importantes da nossa vida.
Se você não tem prática ou habilidade na cozinha, vale a pena fazer um esforço. Há receitas facílimas na internet e livros de culinária para todos os gostos. Cozinhar é um ato de amor. Torne a sua vida mais bacana surpreendendo a sua família com pratos deliciosos. Não há nada mais gostoso do que receber elogios de quem a gente ama. Aventure-se na cozinha e invente a sua receita de ser feliz.
0 comentários:
Postar um comentário