sábado, 24 de outubro de 2020

ARREPENDIMENTOS, QUEM NÃO TEM?

    Acho que a primeira coisa que temos vontade, diante de nos acharmos arrependidos, é a vontade de voltar no tempo. E, claro, ter agido de forma diferente. Um desejo impossível de ser realizado mas que fica ali, em nossa cabeça, com a pergunta que não quer calar. E se??? Se eu tivesse feito isso, se eu não tivesse feito aquilo... A verdade é que nada vai mudar o rumo dos acontecimentos e estas são perguntas cujas respostas simplesmente jamais saberemos.

     Eu já me arrependi muito do que falei e também do que calei. Do que fiz e do que deixei de fazer. E, aprendi que a melhor forma de conviver com essa sensação dolorida e cruel é acreditar que tudo tem uma razão de ser. Nada acontece por acaso. Prefiro confiar na fé e nos planos de Deus: eu simplesmente tinha que passar por essa situação.

     Dói. Dói muito. Talvez seja mais difícil perdoar a si mesmo, do que a outra pessoa. É preciso entender que somos humanos, cheios de falhas e não podemos cobrar, nem de nós mesmos, nem dos outros, um comportamento sempre perfeito.

     Já me arrependi de atitudes e decisões equivocadas que tomei na minha vida pessoal. Passei muitos anos buscando o sucesso na profissão de redator publicitário. Sempre gostei de propaganda e me dediquei por inteiro a criar anúncios e filmes, mas não recebia o reconhecimento pelo meu esforço. Depois de anos, mudando de agência em agência, não consegui juntar dinheiro, nem alcançar a estabilidade que sempre sonhei. Insisti bastante. Fiz milhares de entrevistas, sempre esperando pela minha grande chance, que acabou não acontecendo. Meus sonhos ficaram só na promessa. Custei a perceber que talvez esta não fosse a melhor profissão para colocar o meu talento, a minha atenção e a minha energia. Estava na profissão errada e não me dava conta disso. Se pudesse voltar no tempo, teria buscado outro caminho para trabalhar. Mas, como tudo tem seu lado bom, fiz muitos amigos, me aprimorei na escrita, aprendi a valorizar a criatividade, a sensibilidade, a satisfação de se ter uma boa ideia. Hoje, coloco toda essa experiência em meus textos, que crio com o maior prazer, pois escrever é mesmo a minha paixão. Saiu o redator e entrou o cronista.

     Já me arrependi muito também por ter magoado pessoas que amava. No auge de uma discussão, já disse coisas duras de se ouvir. Já perdi a cabeça por acontecimentos sem importância, já sofri dores de amor por mulheres que hoje nem sei como estão ou onde andam. Já me arrependi por ter ido para cama e também por não ter me declarado. Já gastei um bom dinheiro com bobagens. Já desperdicei minha atenção com quem não merecia. Aprendi que tudo isso faz parte da vida. Quem não tem seus arrependimentos?

     Mas nada como o tempo para nos trazer calma e sabedoria. Hoje, prefiro não entrar em discussões, evito conflitos, aprendi que a paz é o bem mais valioso que possuo. Assim, procuro pensar bem antes de falar e de agir. Sei que quando me deixo levar pelo impulso, o risco de me arrepender mais tarde é maior. 

     Que nesse exercício diário que é viver, a gente continue aprendendo a praticar o bem, a buscar a luz e a estar em comunhão com o próximo. Agindo dessa maneira, com certeza, teremos muito mais o que comemorar do que nos frustrar.

     Espero que você tenha curtido este textinho. E não tenha se arrependido nem um pouco desses minutinhos que estivemos juntos. Aliás, sempre é muito bom receber a sua atenção. Valeu. Por mais momentos assim, que sejam bons pra você e bons pra mim.  

0 comentários: