sábado, 17 de outubro de 2020

ESCREVER É APAIXONAR-SE


    Criar um texto é mesmo um caso de amor. A satisfação que sinto ao colocar uma palavra após a outra, expressando tudo o que se passa na minha cabeça e vai no meu coração, é tanta, que me entrego de corpo e alma a esta deliciosa tarefa.

     Como um amante se prepara para uma noite inesquecível de prazer, também eu me preparo para o meu encontro com a escrita. Antes tomo um banho frio, para despertar a mente e o corpo: não preciso me demorar muito, apenas uma rápida ducha gelada já me deixa com mais disposição para escrever. Saio do banheiro animado e feliz, como um apaixonado que sabe que em breve estará com sua amada, vivendo momentos de entrega, cumplicidade e alegria. É mesmo um instante muito íntimo, onde me revelo por inteiro à emocionante atitude de criar algumas linhas.

     Os preparativos continuam no quarto: uma poltrona confortável me espera. Ao lado do notebook, há também uma luminária sobre a mesa. Nessa hora de intimidade, silêncio é fundamental. De vez em quando, entre uma frase e outra, dou uma pausa para um cafezinho. E assim se passam as minhas noites de amor.

     Se estou inspirado é uma delícia: as palavras fluem naturalmente, como se os anjos me sussurrassem o que colocar no papel ou na tela do notebook. Sinto facilidade em escolher um assunto e, nessas horas, criar o texto é super prazeroso porque percebo que o meu trabalho está se transformando em algo sincero, gratificante, bacana, feito com o coração.

     Mas também há os momentos de tormenta, quando as palavras me fogem. Fico ansioso e tenso, como numa situação mal resolvida de um caso de amor. Procuro uma boa ideia, mas não acho. Rabisco qualquer coisa, mas não acho que o texto esteja bom. Rasgo papéis, deleto o que já havia escrito no notebook. Sofro por isso. Reescrevo. Tento me acalmar, dou uma pausa. Até que a inspiração venha e eu volte a produzir com satisfação. Isso pode levar alguns minutos, horas ou dias, mas sempre passa.

     Como no sexo, me dedico por inteiro para que este momento de entrega seja perfeito. É como se não existisse mais nada no mundo: toda a minha atenção está voltada para o texto. Carinhosamente, escolho as palavras, abraço minhas emoções, me sinto bem em ler e rever o que já foi escrito. São momentos incrivelmente gostosos, onde a imaginação corre solta. Me sinto livre e agradecido. Me permito sonhar e, quando uma boa ideia aparece, a sensação que tenho é de um orgasmo: aquele momento mágico onde tudo é belo. Sinto uma enorme euforia e, entusiasmado, agradeço a Deus por viver instante tão gratificante. É como se ao escrever eu estivesse celebrando a vida. 

     Acredito que toda forma de arte tenha esse poder transformador, trazendo o que é bonito, bom e sensível para perto de nós, como a sensação que temos ao viver um romance.

     É a paixão pela palavra que me move. Uma paixão arrebatadora, da qual você, leitor, é o meu maior cúmplice e confidente. Que este textinho, feito com prazer, tenha te trazido bons momentos. Porque, sem o seu olhar e a sua atenção, este meu caso de amor não teria razão de existir. Fica aqui o meu muito obrigado a você que, nem conheço, mas que é fundamental para a minha felicidade. Valeu mesmo por me acompanhar da primeira sílaba até este ponto final. Ler também é apaixonar-se.

0 comentários: