quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

DAR UMA PAUSA TAMBÉM É SEGUIR EM FRENTE

Sempre acreditei que era preciso agir, estar sempre em movimento e correr atrás dos nossos sonhos para ter um futuro bacana. Costumava levar uma vida agitada, cheia de cobranças e prazos apertados, fazendo hora extra e trabalhando também nos fins de semana. O almoço muitas vezes era um sanduíche. Chegava cansado em casa e só queria dormir pra acordar cedinho no dia seguinte e começar novamente a minha rotina agitada.

     Custei a perceber que estava no caminho errado. Sacrificava o presente em troca de um futuro incerto. Vivia estressado, tenso e toda essa ansiedade se refletia no meu corpo: me alimentava mal e havia emagrecido bastante. Mal tinha tempo de ver os amigos, pouco aproveitava os momentos de folga e nem me dava conta que trabalhar assim só me fazia mal.

     Até que um dia, para surpresa minha, fui demitido. Custei um pouco a perceber, mas foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. Deus sabe o que faz. No início, tentei como pude me recolocar no mercado mas, após meses de entrevistas aqui e ali, não consegui nenhum emprego. Nem por um salário baixo. Comecei, então, a trabalhar em casa. Esquema de home office. A minha rotina mudou radicalmente.

     Hoje sei que tenho mais qualidade de vida, embora ganhe bem menos do que antes. Não preciso enfrentar congestionamentos todo dia, acordo um pouco mais tarde e, a grande vantagem, tenho mais tempo livre. Posso fazer academia, melhorar o meu inglês, ir ao cinema, passear de bike, andar pela praia, encontrar com amigos, ler bons livros e fazer o que mais gosto: escrever.

      Aprendi que é fundamental ter sempre um projeto em mente. É isso que me motiva, que me traz a satisfação de estar produzindo algo bacana, que vai contribuir de alguma maneira para melhorar a minha vida e a vida de meus queridíssimos leitores. Foi com essa proposta que surgiu a página Altos Textos, onde toda semana publico no Facebook uma nova crônica. É com maior carinho e atenção que procuro escolher um tema interessante, desenvolver bem o texto, achar uma foto legal e responder os comentários. Esse encontro semanal só me traz alegrias. E nada me faz tão bem como perceber que você, leitor, também curte o que escrevo. Isso não tem preço.

     Aprendi também que, por mais que estejamos envolvidos num projeto, sempre precisamos dar uma pausa. É assim que seguimos em frente. Ser sábio é perceber o momento de estar em movimento e o momento de dar uma parada. Não adianta querer resolver mil coisas ao mesmo tempo, ter uma rotina superagitada e se dedicar somente ao trabalho. Isso, além de ser contraproducente, porque haverá uma hora em que a qualidade do seu serviço vai cair, só irá trazer estresse e ansiedade para você.

      Importante mesmo é encontrar o equilíbrio. Se você vive uma vida estressante, procure ter mais tempo para as horas de folga. Tempo para relaxar, meditar, orar, se divertir, curtir a casa, o amor e os amigos. Você vai perceber que irá trabalhar com muito mais entusiasmo do que antes e, provavelmente, a qualidade do que você produz será bem melhor. Agora, se você anda com muito tempo ocioso, procure logo uma ocupação interessante, algo que você faça com prazer. Você vai perceber que, além da sua rotina ficar muito mais gostosa, a sua vida financeira vai melhorar.

        Estar em movimento é ótimo. Mas, saber a hora de dar uma pausa, é aproveitar da vida o que ela tem de melhor. Desejo muito que os seus dias sejam assim.

 

0 comentários: