sábado, 26 de junho de 2021

SEJA GENTIL COM VOCÊ

    

Sempre que posso, me faço um agrado. Crio um momento bom para mim mesmo, me dando como presente um instante bacana. A vida tem andado tão difícil para todos, que não abro mão de ser gentil comigo mesmo. Me conheço. E sei o que me agrada, o que me faz feliz e vai deixar a minha alma tranquila e cheia de gratidão.

     Pode ser uma bobeira, como comprar um chocolate ou permitir me deliciar com uma irresistível fatia de torta. Ou então, comprar um bom livro. Me dar de presente uma camisa nova, tirar um tempinho para escutar as minhas músicas favoritas, sair para uma caminhada pela praia, ligar para uma pessoa querida só para saber como vão indo as coisas, dormir até um pouco mais tarde, assistir ao pôr do sol, relaxar e sentir a plenitude do silêncio. São momentos assim que me renovam, trazendo um pouco de paz e satisfação, no meio da agitada e tensa correria do dia a dia.

     Mas existem maneiras maiores e mais importantes de ser gentil comigo mesmo. Uma delas é vigiar os meus pensamentos, não me deixando levar por ideias negativas e angustiantes. Aprendi a não cobrar tanto de mim mesmo, a me olhar de uma forma menos exigente e mais carinhosa, percebendo que, entre erros e acertos, eu sou um cara muito legal, que sempre contribui para que as pessoas em minha volta sejam também felizes. Procuro ser cada vez mais otimista e tenho certeza de que a atitude de desenvolver a minha fé, através de orações diárias, tem contribuído bastante para o meu equilíbrio emocional. Ao orar, eu me sinto mais tranquilo e agradecido. Isso também é uma forma de cuidar de mim, sendo gentil com meu espírito.

     Outra maneira que encontrei de cuidar da minha paz é evitar pessoas tóxicas. Procuro gerenciar meus relacionamentos, não dando muito espaço a quem sempre busca o conflito. Ajudo sempre que posso, dou atenção a quem precisa, mas também aprendi a por limites a quem antes costumava abusar da minha boa vontade. E, é claro, busco sempre a companhia de quem me faz bem, aquelas pessoas queridas que me trazem alegria, em quem sei que posso confiar e só vêm para somar. É uma forma de cuidar do meu lado emocional, trazendo sentimentos positivos e uma maneira mais satisfatória de viver cada novo dia. Sem desgastes. E com muito mais gratidão e momentos felizes.

     Descobri que ser gentil comigo mesmo também é se abrir ao amor. Durante muito tempo, eu procurei por alguém realmente especial e vi que estava idealizando uma mulher que se encaixasse nos meus sonhos. Não dava atenção a pessoas bacanas que surgiam pelo caminho, sempre achando um defeito nas moças que conhecia. Com isso, deixei passar oportunidades de relacionamentos que poderiam encher minha vida de paz e alegrias. Aprendi que não devo ficar com qualquer garota, mas também percebi que alguém de espírito elevado sempre será uma pessoa bem-vinda. Cabe ao tempo dizer se será apenas uma conhecida, ou uma grande amiga ou a nova namorada. Pensando agora desta maneira, estou trazendo para minha vida várias pessoas bacanas e isso também é uma forma de fazer um grande bem a mim mesmo.

     Cuide bem de você. A vida passa e a gente vai aprendendo como ter dias mais felizes, fazendo o que se gosta e abrindo espaço para quem traz amor e alegria. Permita-se! Tudo o que for para o seu bem, vale a pena ser vivido. Nada como ser o melhor amigo de si e ser gentil com a pessoa que é a mais importante para a sua felicidade: você mesmo.    

Leia mais...

sábado, 19 de junho de 2021

SABEDORIA PARA VIVER

 

Não é fácil aceitar o que não pode ser mudado. Talvez essa seja a grande lição de sabedoria que temos a aprender. É difícil ter que viver com o que nos causa dor e sofrimento. Há situações em que só mesmo a fé nos salva e nos resgata a paz e a alegria perdidas.

     Há uma luz dentro de você. Não deixe que as circunstâncias da vida te levem à escuridão da tristeza, da angústia e do medo. O primeiro passo para se reencontrar o equilíbrio é não fazer papel de vítima. Com certeza, é só olhar para o lado e você vai perceber que existem milhares de pessoas carregando uma cruz muito mais pesada do que a sua. E você vai ver também que muitas dessas pessoas que levam uma vida difícil, conseguem ser alegres, entusiasmadas, cheias de paz e otimismo. Conheço deficientes que são super felizes, pobres que estão sempre sorridentes, doentes com câncer que vivem de alto astral e idosos cheios de disposição.

     Essas pessoas aprenderam a celebrar a vida, apesar dos obstáculos que apareceram pelo caminho. Uma das maneiras de se manter motivado é focar em tudo o que há de bom, ser grato por cada novo dia, por ter família e amigos que trazem luz, alegria e elevam o nosso espírito. É fundamental ter uma base de afetos sólida e amorosa, cheia de relacionamentos gratificantes, para se estar de bem com a vida. Viver rodeado por gente bacana, que realmente te ama, só contribui para que você tenha grandes momentos, aumentando a alegria, o otimismo e a gratidão em seu coração.

     Toda ajuda é bem-vinda: procure ler livros inspiradores, faça terapia se achar necessário, se dedique a um projeto profissional, viaje, dance, cante, arrume um hobbie, namore. Faça cada dia valer a pena. O mundo oferece milhares de maneiras de se divertir e ser feliz. 

     Troque os seus pensamentos negativos por uma atitude otimista. Em vez de se perder em seus dramas e traumas, faça algo para alegrar a vida de quem está ao seu lado. Seja generoso, invente surpresas, doe seu tempo e atenção a um parente, a um amigo ou a um desconhecido que passa por necessidades na rua. Não existe alegria maior do que contribuir para a felicidade de alguém.

     Cuide do seu lado espiritual. Medite, reze, faça orações cheias de sinceridade. Não importa a religião, procure conectar-se com a sua luz interior. Quanto mais você se aproximar de Deus, mais paz e otimismo sentirá. Com um espírito elevado, você terá muito mais força e sabedoria diante dos problemas, por maiores que eles sejam.

     É fundamental saber viver. Com amor, fé e pensamento positivo somos capazes de superar obstáculos, reencontrar a alegria, conquistar vitórias e ter uma vida plena e feliz. Motive-se! Ainda temos muito o que celebrar e agradecer.

Leia mais...

sábado, 12 de junho de 2021

UMA SURPRESA DO AMOR

     Lucas estava há muito tempo sozinho. Buscava uma nova namorada, alguém que lhe trouxesse paz e alegrias, pois andava desanimado e carente. O meu amigo é baixo e sempre achou que as mulheres mais altas não se interessavam por ele, por terem vergonha de ficarem ao lado de um tampinha. Então, quando encontrava uma garota da sua altura, ficava louco de interesse e entusiasmo.

     Um dia, passeando pelo shopping, entrou numa grande loja de decoração. E ali estava ela, linda e sorridente, simplesmente perfeita porque era mais baixa do que ele. Lucas ficou maravilhado com a imagem daquela moça que atendia uma cliente esbanjando charme e simpatia.

     Ele precisava se aproximar, mas não sabia como. Pegou uma flor amarela e perguntou o preço à bela atendente. Ela foi super atenciosa e lhe disse o valor. Ele percebeu que a moça estava usando um avental como uniforme onde se lia escrito “trainee”. O meu amigo, vendo que a moça estava começando no emprego, lhe desejou sucesso e boa sorte. Ela abriu um grande sorriso e agradeceu de forma sincera. Conversaram um pouquinho mais. Ao sair, Lucas fez um aceno e se despediu de Deise, certo de que havia encontrado a mulher dos seus sonhos.

     Isso aconteceu numa quinta-feira. Ele pensou em voltar à loja no dia seguinte só para rever a moça, mas resolveu esperar até o sábado para não parecer muito afoito.

     E assim fez. Só que ao reaparecer na loja, o meu amigo procurou pela Deise em todos os cantos e não a encontrou. Resolveu perguntar por ela ao gerente. O rapaz simplesmente lhe disse que ela havia sido demitida. Lucas entrou em parafuso. 

     - Como vocês demitem a Deise? – perguntou atônito.

     O gerente disse que haveria outras moças que poderiam atendê-lo bem. Nesse momento, apareceu a Marina, uma jovem que também trabalhava na loja e disse para o Lucas que era amiga da Deise. Se ele quisesse, poderia entregar a ela uma mensagem.

     Lucas foi numa papelaria do shopping, comprou papel, caneta e envelope, e escreveu uma carta para Deise, dizendo que era um cara legal, que havia simpatizado muito com ela e deixou um cartão pessoal onde constava o número do seu celular.

     Uma semana depois o meu amigo recebeu uma mensagem da Deise dizendo que havia recebido a carta, e agradecia a atenção, mas falando que preferia não manter contato com ele pois estava noiva. Ela simplesmente mandou a mensagem e, em seguida, o bloqueou na lista de contatos.

     Como estava reformando a casa, Lucas continuou aparecendo na loja de decoração. E sempre que ia, conversava com Marina, pedindo dicas e sugestões. O tempo foi passando e a intimidade entre os dois cresceu. Marina não era tão bonita quanto à Deise, mas também era alegre e foi bem bacana com meu amigo, ao entregar a carta.

     De repente, Lucas se deu conta de que estava realmente interessado na Marina. Só que ela era mais alta do que ele. Resolveu arriscar e percebeu que esta questão de altura era mesmo uma bobagem que ele havia criado em sua cabeça. 

     Ele a convidou para sair e estão juntos e felizes até hoje.

 

Leia mais...

sábado, 5 de junho de 2021

O AMOR NÃO TEM RELIGIÃO


Sou católico, costumo rezar o terço e frequentar a missa. Me sinto bem dentro de minha religião, mas isso não me impede de tentar conhecer e trazer para minha vida os ensinamentos e a sabedoria de outras crenças.

     O caminho que nos conduz a Deus é o amor. Não importa que você seja católico, espírita, evangélico, budista ou até mesmo ateu. A luz divina estará cada vez mais presente em seu coração na medida em que você praticar o bem e evoluir espiritualmente desenvolvendo virtudes como otimismo, paciência, generosidade, alegria, tranquilidade e gratidão.

     Acredito que nessa caminhada espiritual todo ensinamento que nos traz luz e sabedoria é bem-vindo. Como eu disse, sou católico, mas isso não me impede de admirar figuras iluminadas como Chico Xavier, mestre do espiritismo, uma alma elevada que nos trouxe um conhecimento profundo sobre a vida e a grandeza de se praticar o bem. Como não agradecer por nos ter dado pensamentos tão sábios como “Tudo o que é seu sempre encontrará uma maneira de chegar até você”. Essa frase sempre me acalmou em momentos difíceis, me fazendo lembrar que os planos de Deus são perfeitos e o que nos cabe é confiar e seguir adiante espalhando amor.

     Sou católico, mas agradeço ao budismo me trazer a sabedoria de valorizar o silêncio e a meditação. Conhecer a importância de se respirar bem e pausadamente, se alimentar apenas com o suficiente, evitando exageros. E procurar buscar na mente a quietude, impedindo o ritmo de pensamentos agitados e negativos. O budismo também valoriza muito a simplicidade e o desapego, o que nos conduz a uma vida voltada ao que é realmente essencial e contribui para uma mente sábia e iluminada.

     A minha formação católica me traz a certeza de que Deus está sempre no comando e que o destino de quem pratica o bem é a paz e a alegria, fazendo valer a lei do retorno. O livre arbítrio nos foi dado e cabe a cada pessoa seguir os ensinamentos de Jesus, vivendo uma vida cheia de fé e generosidade. As providências divinas são maravilhosas e fazem o impossível acontecer para quem se aproxima do Senhor através de um coração puro, orações sinceras e atitudes repletas de amor. A certeza de que existe um Deus que é Todo Poderoso e cheio de luz, sabedoria e misericórdia, nos traz a tranquilidade da vitória do bem.

     Cada vez mais me convenço que importante mesmo é a grandeza do coração, o bem que se pratica, a contribuição positiva que damos ao mundo. Não importa a religião. O caminho que leva a Deus e a uma vida plena e feliz sempre será o do amor. Cada pensamento ou gesto cheio de generosidade só irá trazer luz, paz e alegrias para você e para quem está ao seu lado. Amar é o que sabemos fazer de melhor. Quem entendeu e pratica essa mensagem, certamente vive mais feliz.

Leia mais...